Um termo de compromisso foi estabelecido para ações de cooperação entre a Unoeste, a 3ª Companhia da Polícia Ambiental e outros parceiros, realizando a dispersão de sementes de árvores nativas para a recuperação dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado na região de Presidente Prudente.
O documento foi assinado na quinta-feira (26) durante uma cerimônia no Auditório Azaleia, no campus 2 da Unoeste, como parte do 22º Encontro Anual de Extensão (Enaext), um dos eventos do Enepe 2024 – o 29º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Além da Unoeste e da Polícia Ambiental, sob o comando do capitão Júlio Cesar Cacciari, participam do projeto escolas públicas de Presidente Prudente, Taciba e Álvares Machado (distrito de Coronel Goulart). Também estão envolvidas escolas da Diretoria de Ensino da região de Mirante, abrangendo municípios como Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Estrela do Norte, Narandiba, Sandovalina, Tarabai, Euclides da Cunha Paulista e Rosana.
O projeto, que conta com 29 escolas vinculadas à Diretoria mencionada e insere-se no Programa Educa Pontal, uma parceria com a Unoeste lançada no 17º Enaext, em 2019, visa promover a educação ambiental e contribuir para a recuperação das reservas naturais, reforçando o compromisso da universidade com a sustentabilidade. As atividades estão em prática desde 2020.
O projeto de dispersão de sementes envolve diversas faculdades e cursos de graduação e pós-graduação, com a presença de diretores e coordenadores na assinatura do compromisso, junto a representantes de ONGs e empresas. A elaboração do projeto foi liderada pela coordenadora geral de ações extensivas, professora Cidinha Martines, e pela equipe da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
A dispersão das sementes, encapsuladas em bombas de argila, será realizada pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, seguindo o exemplo do evento Chamada Ecológica, realizado em 23 de setembro, que detectou a dispersão de 2 milhões de sementes em áreas de mata de Prudente.
O projeto será realizado em dois momentos importantes: no Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho, com o evento “ODS em Ação: Juntos pelo Meio Ambiente”, e no Dia da Árvore, em setembro, durante a Chamada Ecológica. Essas ações visam unir esforços para plantar sementes de um futuro mais verde, saudável e sustentável para as próximas gerações.