• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Greenwashing: confira 3 maneiras para identificar a falsa sustentabilidade nas empresas

Como identificar marketing ambiental que se apresenta como sustentáveis sem, de fato, promover mudanças significativas

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
31/10/2024
em Empresas, ESG
A A
Imagem: freepik

Imagem: freepik

LEIA TAMBÉM

Cibra é eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Agro

Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

O “greenwashing” é um termo que descreve essa hipocrisia, e exige uma análise crítica para identificar empresas que se escondem atrás de promessas vazias.

Em linha com esse cenário, a sócia e co-fundadora da Zaya, greentech que elabora e simplifica o cálculo de impacto ambiental de companhias, Isabela Basso  alerta sobre a necessidade de consumidores e investidores estarem atentos a esse tipo de comportamento, e oferece três dicas cruciais para identificar empresas que se aproveitam do movimento ambiental para fins lucrativos:

  1. Desconfie de promessas vagas e generalizadas

A utilização de termos como “eco”, “sustentável” e “verde” sem especificações claras deve soar como um alerta. Empresas que não demonstram com dados e evidências concretas quais são suas práticas e os resultados que alcançaram com suas iniciativas “verdes” podem estar maquiando seus impactos reais. Procure por informações específicas sobre as ações da empresa, os resultados obtidos, as metas definidas e os métodos de mensuração utilizados.

  1. Exija dados científicos e indicadores confiáveis

Informações ambíguas e sem base científica devem ser encaradas com cautela. Empresas realmente comprometidas com a sustentabilidade devem ser transparentes e fornecer dados mensuráveis sobre seus impactos ambientais e sociais. Se você se deparar com relatórios superficiais e baseados apenas em percepções e autodeclarações, é importante questionar a veracidade das informações. Busque por indicadores reconhecidos internacionalmente e por informações que podem ser verificadas por terceiros.

  1. Busque por certificações e selos de organizações confiáveis

Empresas que realmente investem em práticas sustentáveis buscam certificações e selos de organizações independentes e renomadas que validam suas ações. Certifique-se de que as certificações e selos exibidos pelas empresas sejam reconhecidos internacionalmente e tenham critérios rigorosos de avaliação. Pesquise sobre a reputação e credibilidade da organização certificadora.

Nesse sentido, é muito importante que exista um debate público mais aprofundado sobre a questão do greenwashing, com o objetivo de pressionar executivos e tomadores de decisão por uma maior transparência e responsabilidade corporativa. A união de esforços de consumidores, empresas e entidades reguladoras é fundamental para combater essa prática e garantir que as promessas de um futuro mais verde sejam realmente cumpridas.

Tags: GreenwashingSustentabilidade
Anterior

Governança Corporativa e Sustentabilidade: Uma Parceria Essencial para o Futuro das Empresas

Próximo

40% dos MEls no Brasil veem na internet a oportunidade de ter uma empresa promissora

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Cibra é a 15º Melhor Empresa para se Trabalhar no Agronegócio
Agronegócio

Cibra é eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Agro

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, é reconhecida como a 15ª Melhor Empresa...

Leia maisDetails
Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

COP30: Cidades precisam liderar ação climática, diz especialista

COP30: Cidades precisam liderar ação climática, diz especialista

Ataques com IA atingem quase 8 em cada 10 empresas no Brasil, aponta estudo

Ataques com IA atingem quase 8 em cada 10 empresas no Brasil, aponta estudo

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

Aperam BioEnergia vence o Prêmio ESG 2025 com projeto de bio-óleo 100% renovável produzido no Jequitinhonha

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

Próximo
40% dos MEls no Brasil veem na internet a oportunidade de ter uma empresa promissora

40% dos MEls no Brasil veem na internet a oportunidade de ter uma empresa promissora

A evolução do marketing de influência: conheça as tendências e perspectivas para 2025

A evolução do marketing de influência: conheça as tendências e perspectivas para 2025

Inteligência artificial maximiza a produtividade em pizzarias e restaurantes

Inteligência artificial maximiza a produtividade em pizzarias e restaurantes

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.