Um estudo realizado pela MIT Sloan Management Review Brasil, em parceria com o Instituto Locomotiva, revelou que a inteligência artificial (IA) substituiu empregos em 10% das empresas consultadas, tanto pequenas quanto grandes.
Apesar das demissões, 74% dos entrevistados consideram a IA uma ferramenta complementar ao trabalho humano. Quase 100% dos participantes vêem a IA como essencial para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, e 43% afirmam que suas organizações desenvolvem ou adaptam essas tecnologias internamente.
“Embora haja avanços no uso de IA, seu impacto ainda é incipiente ou inconclusivo. Apenas um terço das empresas possui métricas para avaliar a IA, o que reflete a maturidade inicial da adoção dessa tecnologia no ambiente empresarial brasileiro”, afirmou Douglas Souza, CEO do MIT SMR Brasil.
O estudo também destacou o uso amador de inteligência artificial, com cerca de 83% das empresas utilizando contas gratuitas e aproximadamente 40% adotando IA de forma pontual, principalmente em áreas como TI, inovação e marketing. Mais de 35% dos líderes empresariais priorizam estratégias para implementar a IA em seus processos no futuro próximo.
“Os resultados mostram que a IA é vista como uma grande aliada para a inovação e a produtividade nas empresas brasileiras. A maioria dos gestores a enxerga como um suporte, e não como um substituto, reforçando seu potencial estratégico para o futuro dos negócios”, concluiu Douglas.
A MIT Sloan Review Brasil promove discussões aprofundadas, reflexões originais e insights sobre temas relacionados às práticas mais avançadas de gestão e liderança. Para ler o estudo completo, clique aqui.