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Home Agronegócio

Manejo simplificado de tomate grape permite que médios e pequenos produtores entrem no segmento gourmet

Ciclo rápido, com dois semeios por ano, transforma a variedade em uma opção acessível e produtiva para contextos em que a redução de custos é uma das metas

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
14/11/2024
em Agronegócio, Mercado, PME & Negócios, PMEs
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Foto: Agristar do Brasil

Foto: Agristar do Brasil

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O segmento gourmet é uma janela estratégica para os pequenos e médios produtores maximizarem o retorno sobre o investimento, minimizar os riscos de oscilações no mercado de massa e posicionar-se como fornecedores de produtos de alta qualidade. Os frutos alongados, firmes e saborosos, com excelente coloração e tamanho uniforme, como aqueles provenientes do tomate grape, quando unidos à facilidade e economia no manejo dessa variedade, permitem acessar esse tipo de categoria.  

Conforme explica o especialista em tomates e pimentões Thiago Teodoro, cultivares como o grape Rosso, da linha da TSV Sementes, da Agristar do Brasil, destaca-se pela firmeza de seus frutos, garantindo que eles resistam ao transporte e ao manuseio, mantendo a qualidade e a aparência atraente nas gôndolas e no prato.  

“A durabilidade do Rosso após a colheita também é um atributo essencial para o mercado gourmet, onde a qualidade visual e frescor são altamente valorizados. Os frutos uniformes facilitam o uso no segmento gourmet, onde a consistência no tamanho e na aparência dos ingredientes é uma prioridade”, resume o especialista. 

Acessível ao pequeno produtor 

Diferente de grandes propriedades, pequenos e médios produtores trabalham com margens de lucro menores e menos recursos financeiros. Para se manterem competitivos, precisam reduzir custos sempre que possível, sem sacrificar a qualidade da produção.  

No mesmo contexto, muitas vezes têm capital limitado para investir em insumos, infraestrutura e mão de obra. “Produtos como o tomate Rosso, que oferecem produtividade com menor custo, são ideais para esse perfil de agricultor, pois permitem maximizar o retorno sem a necessidade de grandes investimentos”, resume Teodoro.  

Entre as características desse híbrido que tornam seu cultivo simples e acessível para pequenos e médios produtores, estão: 

Não exige desbrota: diferentemente de outras variedades, o Rosso, por ser um tomate determinado (com crescimento limitado), não requer o processo de desbrota — o que reduz significativamente o tempo e o custo de manejo;  

Manejo simples: a condução do Tomate Rosso no campo é mais fácil devido ao hábito de crescimento determinado, o que reduz a complexidade na poda, amarração e estruturação da planta; 

Redução de custos com mão de obra: para o pequeno produtor, mão de obra pode ser um dos maiores custos operacionais. Como o Rosso exige menos mão de obra devido à ausência de desbrota e manejo simplificado, o produtor economiza nesse aspecto, o que aumenta sua margem de lucro;  

Economia reinvestida: o dinheiro economizado com menos mão de obra e manejo pode ser reinvestido para aumentar a produção, realizar melhorias na propriedade ou até mesmo iniciar uma nova safra no mesmo ano, graças ao ciclo de plantio rápido do Rosso. 

O segmento gourmet como estratégia para lucrar 

O tomate tipo “grape” é amplamente demandado no segmento gourmet por algumas razões-chave. Sendo um tomate menor, de formato oval, ele é perfeito para apresentações sofisticadas e elegantes em pratos, saladas e aperitivos. Seu visual é muito apreciado por chefs e consumidores do segmento gourmet que buscam ingredientes que, além de saborosos, proporcionam uma apresentação visual diferenciada. 

Essa variedade também costuma ser mais doce e suculenta que as variedades maiores, sendo um ingrediente versátil e saboroso, ideal para consumo in natura ou em preparações sofisticadas. “A textura firme desse tipo de tomate também garante que ele mantenha sua forma e consistência, mesmo após ser manipulado ou cozido, o que é crucial para pratos delicados no segmento gourmet”, finaliza Teodoro. 

Tags: mercado gourmettomate grape
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Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

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