No cenário empresarial atual, a presença digital dos líderes corporativos vai além de uma tendência: tornou-se um diferencial estratégico. O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, desponta como a principal plataforma para Chief Executive Officers (CEOs) estabelecerem uma comunicação direta, transparente e autêntica com seus públicos.
Mais do que um espaço para autopromoção, a presença do CEO no LinkedIn é uma oportunidade para fortalecer a reputação da empresa, atrair talentos e engajar stakeholders. Em pesquisa realizada pela HootSuite, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), três em cada quatro consumidores afirmam que a atuação do CEO nas redes sociais torna uma marca mais confiável. Além disso, as organizações cujos líderes são ativos nas redes sociais são percebidas 23% mais positivamente do que aquelas com CEOs inativos.
Os líderes empresariais que desejam alcançar um desempenho competitivo precisam investir nas diversas formas de conteúdo disponibilizadas pelo LinkedIn. Segundo Denise Maia Soares, Top Voice do LinkedIn, CEO da DMS e autora do livro “O LinkedIn Me Achou e Agora?”, não basta que o CEO tenha apenas uma conta na plataforma; é necessário alimentá-la com conteúdos: “Para aqueles que têm presença no LinkedIn, é essencial ter uma estratégia de conteúdo clara, postando regularmente, interagindo com outros usuários e compartilhando ideias relevantes para o setor. Isso não só aumenta a visibilidade, mas também ajuda a estabelecer autoridade e confiança”, destaca Denise.
Publicações no formato de imagem ou artigos obtiveram maior engajamento médio do que outros formatos, como vídeos, enquetes ou carrosséis. A pesquisa mostrou que, para evitar que publicações tenham baixa performance, os CEOs devem evitar postagens do tipo celebração (por exemplo, “comemorando sete anos de empresa”), pois essas apresentaram menor engajamento em comparação com os demais tipos de conteúdo analisados.
Em 2024, ocorreram mudanças significativas nas métricas de alcance da plataforma. Essas mudanças estão detalhadas no último relatório sobre o algoritmo do LinkedIn, publicado por Richard van der Bloom, Social Selling Expert e especialista em vendas na plataforma.
A análise abrangeu mais de 600 mil posts, perfis pessoais e páginas corporativas, entre dezembro de 2023 e setembro de 2024. Tanto o alcance total quanto o alcance médio das postagens diminuíram em 2024, indicando uma queda geral.
Um dos fatores para essa mudança foi a Inteligência Artificial (IA). Postagens geradas por IA aumentaram mais de 180%, e comentários escritos por IA subiram 340%. Outro fator foi a desativação discreta, por parte do LinkedIn, de muitos recursos relacionados às hashtags nos últimos oito meses. Como as hashtags deixaram de impactar o alcance das publicações, não houve um anúncio oficial sobre a mudança.