• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 4 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

O que esperar do setor fitness: tendências para atender o novo consumidor

Veja caminhos estratégicos que irão moldar o segmento de bem-estar físico

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
03/01/2025
em Mercado
A A
Imagem: freepik

Imagem: freepik

LEIA TAMBÉM

Fabricantes de chips impulsionam Wall Street

Hurst Capital entra no mercado de consignado público

O mercado de fitness e saúde no Brasil está em pleno crescimento, e a previsão é de que essa trajetória continue nos próximos anos. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Fitness Brasil, o número de centros de atividades físicas no país tem aumentado significativamente. Entre 2019 e 2024, todos os estados brasileiros apresentaram alta no número de estabelecimentos ativos. Em São Paulo, por exemplo, se destaca entre as cidades, com 3.945 unidades, liderando o ranking de instituições. No entanto, a relação entre academias e habitantes na cidade revela um ramo competitivo, com uma média de 3,1 estabelecimentos para cada 10 mil habitantes. Entre as tendências que vêm ganhando força, a adaptação às necessidades do cliente e a inovação nos serviços são essenciais para atrair e fidelizar público.

Com essa percepção do mercado, a CEO da Academia Gaviões, rede pioneira no modelo 24 horas,  Priscila Aguiar, compartilha algumas das estratégias que considera fundamentais para o sucesso nesse cenário desafiador. 

Tecnologia para potencializar a experiência do aluno

A tecnologia tem revolucionado o mercado, permitindo o uso de máquinas com melhor biomecânica e maior conforto para os alunos. Além disso, recursos como a bioimpedância, que oferece resultados rápidos e cada vez mais acessíveis financeiramente, facilitam a aplicação da medicina da composição corporal, beneficiando tanto o empresário quanto o aluno. “Na Gaviões, investimos constantemente em tecnologia de ponta para oferecer soluções que atendem às necessidades de cada aluno, com resultados rápidos e personalizados, um exemplo disso são os aplicativos que monitoram atividades e alimentação, totalmente integrados ao nosso sistema”, explica Priscila.

Outros avanços, como telões para aulas virtuais, garantem que os alunos tenham acesso a treinamentos 24 horas por dia, mesmo na ausência do professor. “ Deixamos disponível a opção do professor criar treinos personalizados para alunos de qualquer unidade, diretamente da central, proporciona praticidade e flexibilidade. Com o uso de um QR Code, o aluno pode preencher as informações necessárias para que o professor crie um treino sob medida, de qualquer lugar”, complementa a CEO.

A flexibilidade como vantagem competitiva

Com a busca crescente por conveniência, o atendimento se tornou um fator decisivo na escolha de um estabelecimento. “Ao implementar o conceito de funcionamento 24 horas, queríamos proporcionar mais liberdade para os nossos clientes, aqueles com agendas mais apertadas que não conseguem se encaixar nos horários convencionais. Esse ponto forte tem sido um grande sucesso, e continuamos apostando na conveniência como nossa grande vantagem competitiva”, destaca Aguiar.

Atraindo um público mais amplo e combatendo o sedentarismo

O combate ao sedentarismo continuará sendo um dos principais focos do setor, considerando o grande número de pessoas que ainda permanecem inativas. Conforme os dados da pesquisa realizada pela Fitness Brasil, 18% dos brasileiros entrevistados afirmaram que não praticam nenhum tipo de atividade física. Outros 2% indicaram que se exercitam apenas uma vez por mês, e 1% afirmou que pratica a cada 15 dias. 

No perfil demográfico dos não praticantes, a maioria é composta por homens (55%), com uma concentração notável na faixa etária de 36 a 40 anos (18%). Seguem-se os grupos de 41 a 45 anos (16%) e aqueles com mais de 60 anos (11%), demonstrando que o sedentarismo afeta diversas faixas etárias, sem exceção.

 “Para isso, será fundamental oferecer programas que atendam desde o jovem até a terceira idade. A diversificação das aulas será uma estratégia chave para engajar diferentes participantes, além dos treinos tradicionais de musculação, modalidades como pilates, danças, artes marciais e cross training são diferenciais para atrair e motivar as pessoas”, finaliza a empresária. 

Tags: FitnessTendências
Anterior

Óculos de realidade virtual e carros inteligentes vão ganhar proteção contra hackers

Próximo

Pipas na rede elétrica provocaram 4,3 mil ocorrências no atendimento das distribuidoras da Neoenergia

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Ações dos EUA Sobem com Impulso da Nvidia e Expectativas sobre Negociações Comerciais
Mercado

Fabricantes de chips impulsionam Wall Street

por Redação

Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em alta nesta terça-feira, impulsionados principalmente pelo forte desempenho da Nvidia e...

Leia maisDetails
Hurst Capital entra no mercado de consignado público

Hurst Capital entra no mercado de consignado público

Cade Aprova Fusão entre Petz e Cobasi sem Restrições; Ações da Petz Disparam

Petz salta mais de 7% após aprovação de fusão com Cobasi

IATA Revisa Projeções, Mas Setor Aéreo Ainda Espera Lucro Recorde em 2025

Incertezas econômicas levam Iata a cortar projeções para a aviação mundial

Aura Minerals Acerta Compra da Mineração Serra Grande da AngloGold Ashanti por US$ 76 Milhões e Royalty

Aura acerta aquisição da Mineração Serra Grande

Brasil lidera vendas de veículos eletrificados na América Latina

Brasil lidera vendas de veículos eletrificados na América Latina

Próximo
Pipas na rede elétrica provocaram 4,3 mil ocorrências no atendimento das distribuidoras da Neoenergia

Pipas na rede elétrica provocaram 4,3 mil ocorrências no atendimento das distribuidoras da Neoenergia

Programa de Educação Ambiental da Braskem capacita mais de 6.700 alunos no ABC em 9 anos 

Programa de Educação Ambiental da Braskem capacita mais de 6.700 alunos no ABC em 9 anos 

Conheça a história de Patrícia Viotto, vice-presidente de RH e Comunicação da Braskem America

Conheça a história de Patrícia Viotto, vice-presidente de RH e Comunicação da Braskem America

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.