A United Airlines anunciou no domingo que espera iniciar os testes do Starlink, serviço de internet a bordo de Elon Musk, em fevereiro. A conectividade será oferecida inicialmente em um voo comercial operado pela Embraer (EMBR3.SA), utilizando a aeronave E-175, durante a primavera.
A companhia aérea planeja equipar toda a sua frota regional de duas cabines com o serviço até o final de 2025 e espera ter seu primeiro avião habilitado para o Starlink em rotas principais até o final deste ano.
A United Airlines anunciou que o Starlink estará disponível em todos os seus voos, mas o acesso será gratuito apenas para associados MileagePlus, após revisão de um plano anterior que prevê Wi-Fi gratuito para todos os passageiros. No ano passado, a companhia aérea assinou um acordo com a Starlink para fornecer serviços de internet a bordo para sua frota de mais de 1.000 aeronaves nos próximos anos.
A Starlink, uma unidade da SpaceX, tem firmado parcerias com diversas companhias aéreas para expandir seus serviços de internet a bordo, buscando ampliar seu alcance para além de consumidores e residências em áreas rurais ao redor do mundo, onde o acesso à internet é limitado ou limitado inexistente. O provedor de serviços de internet via satélite já assinou acordos com a Hawaiian Airlines e a transportadora regional JSX.
“Temos muitas novidades planejadas para nossos membros do MileagePlus este ano, e adicionar o Starlink ao maior número possível de aviões – no menor tempo possível – é uma prioridade”, afirmou Richard Nunn, CEO do United MileagePlus. “Isso não apenas revolucionará a experiência de voar com a United, mas também abrirá inúmeras novas parcerias e benefícios para nossos membros que antes seriam impossíveis.”