• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 6 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Inteligência Artificial (IA)

Pesquisa da NVIDIA destaca as últimas tendências em IA 

Pesquisa State of AI in Financial Services revela que as empresas estão usando IA para aumentar receitas

Redação por Redação
05/02/2025
em Inteligência Artificial (IA), Mercado
A A
NVIDIA

NVIDIA

LEIA TAMBÉM

OmniChat capta 50 milhões de reais e lança solução inédita que permite a criação de agentes de IA para vendas no WhatsApp

Pelúcia no lugar do chocolate: Páscoa 2025 aquece vendas com ajuda de Lilo & Stitch

O setor de serviços financeiros está atingindo um marco importante com o uso da inteligência artificial, à medida que as organizações vão além dos testes e experimentações para uma implementação bem-sucedida da IA, impulsionando resultados de negócios.

O quinto relatório anual State of AI in Financial Services (Estado da IA em Serviços Financeiros), realizado pela NVIDIA, mostra como as instituições financeiras consolidaram seus esforços de IA para se concentrarem em aplicações essenciais, sinalizando um aumento significativo na capacidade e proficiência da IA.

O relatório aponta que as empresas que investem em IA estão obtendo benefícios tangíveis, incluindo aumento de receitas e poupanças de custos. Quase 70% dos entrevistados relatam que a IA gerou um aumento de receita de 5% ou mais, com alguns relatando um aumento de receita de 10 a 20%. Além disso, mais de 60% dos entrevistados afirmam que a IA ajudou a reduzir os custos anuais em 5% ou mais. Quase um quarto dos entrevistados planejam utilizar a IA para criar novas oportunidades de negócio e fluxos de receitas.

“A tecnologia da IA carrega potencial para transformar de forma drástica diversos mercados, e com o setor financeiro isso não é diferente, sendo um dos que mais parece estar se beneficiando dessa revolução. É por isso que o investimento em IA já deixou de ser uma opção de diferenciação, para se tornar uma demanda competitiva”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. 

Os principais casos de uso de IA generativa, em termos de retorno sobre o investimento (ROI), são negociação e otimização de portfólio, que respondem por 25% das respostas, seguidos pela experiência do cliente e engajamento com 21%. Estes números destacam os benefícios práticos e mensuráveis da IA, à medida que ela transforma as principais áreas de negócios e gera ganhos financeiros.

O relatório também aponta que metade dos gestores entrevistados afirmaram já ter implementado o seu primeiro serviço ou aplicação de IA generativa, e adicionalmente 28% deles ainda planejam fazê-lo nos próximos seis meses. Além disso, houve um declínio de 50% no número de entrevistados que relataram falta de orçamento para IA, o que sugere uma dedicação crescente ao desenvolvimento de IA e à alocação de recursos.

Os desafios associados à exploração inicial da IA também estão diminuindo. A pesquisa revelou menos empresas relatando problemas de dados e preocupações com privacidade, bem como redução da preocupação com dados insuficientes para treinamento de modelos de IA. Essas melhorias refletem o conhecimento crescente e melhores práticas de gerenciamento de dados no setor.

Depois da análise de dados, a IA generativa emergiu como a segunda carga de trabalho de IA mais utilizada no setor de serviços financeiros. As aplicações da tecnologia expandiram-se significativamente, desde a melhoria da experiência do cliente até a otimização da negociação e da gestão de carteiras.

Notavelmente, a utilização de IA generativa para a experiência do cliente, especialmente através de chatbots e assistentes virtuais, mais do que duplicou, passando de 25% para 60%. Este aumento é impulsionado pela crescente disponibilidade, eficiência de custos e escalabilidade das tecnologias generativas de IA para alimentar assistentes digitais mais sofisticados e precisos que podem melhorar as interações com os clientes.

As instituições financeiras também estão preparadas para se beneficiar dos agentes de IA – sistemas que aproveitam grandes quantidades de dados de várias fontes e utilizam raciocínio sofisticado para resolver de forma autônoma problemas complexos e em várias etapas. Bancos e gestores de ativos podem usar sistemas de agentes de IA para aprimorar o gerenciamento de riscos, automatizar processos de conformidade, otimizar estratégias de investimento e personalizar o atendimento ao cliente.

Reconhecendo o potencial transformador da IA, as empresas estão tomando medidas proativas para construir fábricas de IA – plataformas de computação acelerada especialmente construídas e equipadas com software de IA full-stack – através de fornecedores de nuvem ou no local. Este foco estratégico na implementação de casos de uso de IA de alto valor é crucial para melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as receitas e reduzir custos. 

Tags: Inteligência ArtificialInvestimentosNegóciosNvidiaTendências
Anterior

Governo Federal anuncia plano de escoamento da Safra

Próximo

Uber tem lucro abaixo do esperado no 4º trimestre

Redação

Redação

Leia também

OmniChat capta 50 milhões de reais e lança solução inédita que permite a criação de agentes de IA para vendas no WhatsApp
Inteligência Artificial (IA)

OmniChat capta 50 milhões de reais e lança solução inédita que permite a criação de agentes de IA para vendas no WhatsApp

por Jhulia Caballero

Consolidada no mercado de marketing e comércio conversacional, com mais de 42 milhões de conversas de vendas registradas em sua...

Leia maisDetails
Pelúcia no lugar do chocolate: Páscoa 2025 aquece vendas com ajuda de Lilo & Stitch

Pelúcia no lugar do chocolate: Páscoa 2025 aquece vendas com ajuda de Lilo & Stitch

Carros elétricos que recarregam em 5 minutos projetam um "futuro silencioso" para o setor automotivo

Carros elétricos com “supercarregamento” impulsionam alta do setor automotivo

Startups de todo o Brasil podem se inscrever no BRDE Labs Paraná 2025, com foco em inteligência artificial

Edital lança desafios de IA para startups de todo o Brasil

Cade aprova, sem restrições, incorporação da BRF pela Marfrig, criando gigante do setor

Incorporação da BRF pela Marfrig recebe aval irrestrito do Cade

Empresas podem economizar até 40% com terceirização de frota, aponta X-Fleet

Terceirização de frota se torna tendência entre empresas

Próximo
Uber fecha ano no azul pela primeira vez em sua história

Uber tem lucro abaixo do esperado no 4º trimestre

Aggreko reforça compromisso com a transição energética na América Latina

Aggreko reforça compromisso com a transição energética na América Latina

Honda e Nissan discutem possível chance de fusão

Nissan vai desistir de negociações de fusão com Honda, diz jornal

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.