• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 16 setembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

O que ninguém te contou sobre o caminho da sua compra online até sua casa

Do clique ao destino: como o redespacho e as cargas fracionadas mantêm o e-commerce em movimento

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
13/03/2025
em Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

Tarifaço de Trump afeta o setor de exportação de cafés especiais

Cogna avalia saída da Nasdaq com fechamento de capital da Vasta

O e-commerce nunca esteve tão forte, mas há um detalhe que poucos consumidores percebem ao finalizar uma compra online: o caminho que os produtos percorrem até chegar em suas mãos. Nem sempre a transportadora que aparece no rastreamento é a mesma que faz a entrega final. No Brasil, onde a logística enfrenta desafios de distâncias continentais e infraestrutura complexa, o redespacho de cargas tornou-se peça-chave para manter as entregas ágeis e acessíveis.

A prática do redespacho ocorre quando uma transportadora repassa a carga para outra empresa especializada em determinado trecho da entrega. Esse sistema permite que produtos de grandes centros cheguem a cidades menores de maneira mais eficiente e econômica. E quando falamos de e-commerce, tudo que não pode ser enviado pelos Correios — como móveis, eletrodomésticos, bicicletas e até sofás — depende desse processo para ser entregue.

“Muita gente não sabe, mas se você comprou um guarda-roupa de uma empresa de São Paulo e mora no interior do Mato Grosso, por exemplo, é bem provável que sua mercadoria tenha passado por duas ou três transportadoras até chegar à sua casa”, explica Célio Martins, gerente de novos projetos da Transvias, o maior guia de transportes do Brasil.

Cargas fracionadas: o segredo por trás da eficiência logística

Além do redespacho, um dos grandes aliados do comércio eletrônico é o transporte de cargas fracionadas. Esse modelo permite que várias empresas compartilhem o mesmo espaço em um caminhão, otimizando rotas e custos. Para os varejistas, significa que vender um único sofá para um cliente em Manaus pode ser viável, sem precisar frear a operação por questões logísticas.

“A carga fracionada é um divisor de águas para pequenas e médias empresas que vendem online. Se antes era inviável enviar apenas um produto para outro estado, hoje isso é possível porque as transportadoras conseguem consolidar remessas e otimizar os trajetos”, acrescenta Martins.

Transvias: a bússola do transporte rodoviário no Brasil

Se para os consumidores o redespacho e a carga fracionada são invisíveis, para as empresas do setor essa engrenagem precisa funcionar com precisão. É aí que entra o papel da Transvias, plataforma referência na conexão entre transportadoras e embarcadores em todo o Brasil.

Por meio do guia impresso e digital da Transvias, empresas podem encontrar parceiros logísticos confiáveis, reduzindo custos e garantindo entregas mais rápidas. Com mais de 8.000 transportadoras cadastradas, o serviço facilita desde a cotação de frete até a escolha da melhor estratégia de distribuição.

“As empresas precisam pensar estrategicamente para reduzir custos e melhorar os prazos de entrega. Conectar embarcadores com transportadoras especializadas no trajeto certo pode fazer toda a diferença. O redespacho e a carga fracionada são soluções fundamentais para manter o e-commerce girando no Brasil”, finaliza Martins.

Com o crescimento das compras online e a exigência cada vez maior por entregas rápidas, compreender o caminho dos produtos até os consumidores finais deixou de ser apenas um detalhe operacional — e passou a ser uma vantagem competitiva para as empresas que souberem usar a logística a seu favor.

Tags: e-commerceLogística
Anterior

Legislação ambiental no setor imobiliário: aliada ou inimiga?

Próximo

Contra mudanças climáticas, Fundação BB deve investir R$ 1 bilhão em projetos ambientais até 2030

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Tarifaço de Trump afeta o setor de exportação de cafés especiais
Mercado

Tarifaço de Trump afeta o setor de exportação de cafés especiais

por João Pedro Camargo Corenciuc

A imposição de uma tarifa de 50% pelo governo norte-americano de Donald Trump resultou em uma queda drástica na exportação...

Leia maisDetails
Ações dos EUA Sobem com Impulso da Nvidia e Expectativas sobre Negociações Comerciais

Cogna avalia saída da Nasdaq com fechamento de capital da Vasta

Eficiência logística ganha protagonismo na estratégia de multinacionais brasileiras

Eficiência logística ganha protagonismo na estratégia de multinacionais brasileiras

Oracle salta mais de 30% e adiciona US$ 200 bilhões de valor

Oracle salta mais de 30% e adiciona US$ 200 bilhões de valor

Nebius arrecada R$ 16,2 bilhões para impulsionar crescimento

Nebius arrecada R$ 16,2 bilhões para impulsionar crescimento

Asaas amplia investimento em Marketing e patrocina o MasterChef Brasil

Vivo Ventures é novo investidor estratégico do Asaas

Próximo
Contra mudanças climáticas, Fundação BB deve investir R$ 1 bilhão em projetos ambientais até 2030

Contra mudanças climáticas, Fundação BB deve investir R$ 1 bilhão em projetos ambientais até 2030

Multinacional brasileira disponibiliza 30 cursos on-line de soft skills gratuitos e com certificação

Multinacional brasileira disponibiliza 30 cursos on-line de soft skills gratuitos e com certificação

Grupo TOP prevê aumento de 20% nas vendas nos ovos páscoa nas lojas da Rede TOP e Preceiro Atacadista

Grupo TOP prevê aumento de 20% nas vendas nos ovos páscoa nas lojas da Rede TOP e Preceiro Atacadista

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.