• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 22 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Empresas apostam em IA, mas ainda não sabem aplicar a tecnologia

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
20/03/2025
em Empresas, IA, Inteligência Artificial (IA), Tecnologia
A A
Imagem: freepik

Imagem: freepik

LEIA TAMBÉM

Axia aprova uso de R$ 30 bilhões em reservas para bonificar acionistas

BlackBots anuncia expansão no Brasil e rodada seed para impulsionar automação

A Inteligência Artificial (IA) vem revolucionando o mundo dos negócios, mas sua implementação exige muito mais do que tecnologia: demanda planejamento, gestão de mudanças e foco em problemas reais. De acordo com estudo da Mckinsey, para cada US$ 1 investido em tecnologia, outros US$ 5 são necessários para a gestão de mudanças. Afinal, se as equipes não adotam as novas ferramentas, o investimento não gera valor.
 

Ainda segundo a McKinsey, a adoção da IA nas empresas saltou de 55% em 2023 para 72% em 2024. A expansão reflete o potencial da tecnologia para impulsionar eficiência, produtividade e inovação em setores diversos. No entanto, 55% dos CEOs consideram a implementação um grande desafio, de acordo com estudo da KPMG Empresas. Além disso, outro relatório da McKinsey mostra que menos de 20% das companhias conseguem escalar a tecnologia com eficiência.
 

Os números apontam para um erro fatal cometido por muitas organizações: apostar na Inteligência Artificial sem alinhá-la à estratégia do negócio. Antes de começar a investir, é preciso identificar os pontos em que a automação pode trazer retornos e impactos mensuráveis para a operação, observa Matheus Weigand, sócio-fundador da SalesBud, especialista em soluções de IA para vendas.
 

“Não basta só investir na tecnologia, mas aplicá-la na solução de problemas reais. Em pequenas e médias empresas, isso pode ser feito em projetos menores, seja mecanizando tarefas repetitivas ou implementando chatbots de atendimento. Faça testes de prova de conceito e avalie o impacto antes de escalar. Isso ajuda a minimizar desgastes e ruídos, permitindo uma incorporação ideal da tecnologia”, explica o especialista.
 

O mapeamento do negócio ajuda a identificar desafios e problemas que podem ser solucionados com a IA. “A partir disso, fica mais fácil buscar e identificar uma solução que melhor atenda à necessidade. A IA generativa, que cria textos, imagens e vídeos, e a automação de fluxos de trabalho são exemplos de aplicações que podem gerar impacto rapidamente, otimizando processos internos e aprimorando a experiência do cliente”, pontua Weigand.
 

A infraestrutura e o orçamento também são determinantes, com muitas empresas dependendo de ferramentas robustas, como plataformas de dados e capacidade de processamento, além de parceiros estratégicos. Outro aspecto essencial é envolver e capacitar todos os setores da empresa, garantindo que a mudança seja bem adotada por todas as áreas.
 

Por outro lado, à medida que a tecnologia se expande, também aumentam os riscos. A governança e a segurança dos dados são mais um fator de prioridade. Uma arquitetura em nuvem híbrida, por exemplo, pode ajudar a escalar a IA de forma segura e colaborativa entre diferentes áreas do negócio.
 

De acordo com estudo do Instituto de Formação em Tecnologia e Liderança (IFTL), 41% das empresas estão em fase inicial de implementação da IA, enquanto 15% já integram a tecnologia em processos críticos. Ainda assim, desafios como falta de conhecimento especializado (31%), preocupações com segurança de dados (18%) e orçamentos limitados (17%) precisam ser superados.
 

Para isso, a recomendação é investir em ciência de dados, identificando conjuntos de informações relevantes e envolvendo stakeholders de todos os departamentos. “O debate sobre a IA nos negócios não envolve apenas a área de TI, mas a estratégia corporativa como um todo. Aliada ao planejamento estratégico, à gestão de mudanças e ao foco em problemas reais do negócio e do mercado, essa tecnologia pode ser um diferencial competitivo, capaz de fomentar a inovação e a eficiência em qualquer empresa”, finaliza Matheus Weigand.

Tags: Inteligência Artificial
Anterior

Distribuidora do Grupo CPFL Energia é eleita pela ANEEL a melhor concessionária de energia do Sudeste

Próximo

Fintech meutudo lança consignado privado para trabalhadores com nome negativado

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Axia estreia novo ticker na B3 nesta segunda
Empresas

Axia aprova uso de R$ 30 bilhões em reservas para bonificar acionistas

por João Pedro Camargo Corenciuc

Os acionistas da Axia Energia ratificaram, em Assembleia Geral Extraordinária realizada na última sexta-feira (19), um robusto plano de reorganização...

Leia maisDetails
BlackBots anuncia expansão no Brasil e rodada seed para impulsionar automação

BlackBots anuncia expansão no Brasil e rodada seed para impulsionar automação

Ações da Lyft caem em meio à competição com a Uber

Uber e Lyft firmam parceria com a Baidu para testes de táxis autônomos

Totvs adquire Linx em negócio de R$ 3,05 bilhões

Totvs anuncia compra da TBDC por R$ 80 milhões e reforça portfólio de software

Editora Global Partners fortalece agenda ESG com foco em educação por meio do projeto Histórias de Sucesso

Editora Global Partners fortalece agenda ESG com foco em educação por meio do projeto Histórias de Sucesso

Brava Energia registra forte produção de 90,9 mil barris diários em julho

Brava projeta investimentos de US$ 550 milhões em 2026 com novos poços

Próximo
Fintech meutudo lança consignado privado para trabalhadores com nome negativado

Fintech meutudo lança consignado privado para trabalhadores com nome negativado

Publicidade responsável para apostas: ANJL se reúne com entidades de Comunicação do país

Publicidade responsável para apostas: ANJL se reúne com entidades de Comunicação do país

Pix parcelado ou cartão de crédito: qual é mais vantajoso para o consumidor?

Pix parcelado ou cartão de crédito: qual é mais vantajoso para o consumidor?

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.