A Caixa Econômica Federal comunicou ao mercado, nesta sexta-feira (17), que recebeu do Sport Club Corinthians Paulista proposta formal para quitar o financiamento contratado pelo clube paulista para a construção da Neo Química Arena.
Em entrevista ao site Globo Esporte, Wesley Melo, diretor financeiro do Corinthians, já havia adiantado detalhes da proposta entregue à instituição financeira.
A intenção, segundo o dirigente, é negociar uma fração de 49% das cotas do empreendimento. O recurso seria usado para o pagamento de juros do financiamento – que teriam chegado a R$ 100 milhões em 2023, de acordo com a publicação.
ndependentemente do formato da venda, o Corinthians manteria o controle da Neo Química Arena – construída para a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil. A dívida do clube com a Caixa supera os R$ 600 milhões.
No comunicado ao mercado assinado por Andrade, a Caixa explica que a proposta do clube passará por análise técnica interna no banco.
O que são os Fundos Imobiliários?
Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) são fundos compostos por investimentos do setor imobiliário, como hospitais, shoppings, prédios comerciais, ativos, etc. Ao investir no setor imobiliário por meio desses papéis, você adquire pequenas partes de imóveis, se tornando um dos “donos” dessa propriedade.
A rentabilidade dos Fundos Imobiliários (FIIs) é variável. Isso porque os lucros dependem de diversos fatores, como situação do setor, da composição do patrimônio e do valor das cotas.
Geralmente, os FIIs que possuem imóveis bem localizados tendem a gerar retornos mais atrativos do que aqueles que estão em regiões mais afastadas.
Nesse caso, funciona como o próprio bem físico. Por exemplo, se você tem uma sala comercial em um ponto de alta circulação de pessoas, a valorização é maior do que comparada à mesma sala em um local com pouco movimento.
Além da oscilação das cotas, os Fundos Imobiliários pagam aluguéis mensais. Eles também estão sujeitos a oscilações.