A IDS 2025, maior encontro mundial do setor odontológico, aconteceu entre 25 e 29 de março em Colônia, na Alemanha, e contou, mais uma vez, com um pavilhão brasileiro organizado pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Em sua 11ª participação na feira, o pavilhão reuniu 13 empresas nacionais que, juntas, concretizaram mais de US$ 1 milhão em negócios e realizaram mais de 700 contatos estratégicos.
Para Larissa Gomes, gerente de Projetos e Marketing da ABIMO, a presença brasileira na IDS reforça a competitividade da indústria nacional no mercado internacional. “Nosso setor odontológico é altamente reconhecido. Temos excelentes profissionais e indústrias inovadoras e, na IDS, percebemos o grande interesse mundial pelos nossos produtos. Participar do evento é essencial para expandir nossa atuação e consolidar ainda mais nossa reputação no cenário global”, destacou.
A Wilcos, empresa recém-associada ao projeto, fez sua estreia no pavilhão do BHD. Fabio Coppos, diretor Comercial da marca, celebrou a oportunidade de estar ao lado de empresas renomadas, ampliando negócios e abrindo novas perspectivas para a Wilcos. “Espero que nos próximos anos sigamos juntos, com uma estrutura ainda maior em prol do Brasil e da indústria nacional”, afirmou.
Além das transações fechadas durante a feira, que ultrapassam US$ 1 milhão, o pavilhão brasileiro encerrou o evento com a expectativa de gerar mais US$ 7,4 milhões em negócios nos próximos 12 meses.
A edição deste ano da IDS contou com 2.010 expositores de 61 países, consolidando-se como um dos maiores eventos do setor. O público visitante também superou as expectativas, alcançando 135 mil pessoas, um aumento de 15% em relação à última edição. A próxima IDS já tem data marcada e será realizada entre 16 e 20 de março de 2027.
A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável nos mercados nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associadas e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2024 o projeto atendeu 125 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$154,5 milhões em produtos para mais de 130 países.