• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 6 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Zup aumenta eficiência do desenvolvimento de produtos digitais do Itaú Unibanco

Redação por Redação
16/04/2025
em Empresas
A A
André Palma, CEO da Zup
Arquivo/Divulgação

André Palma, CEO da Zup Arquivo/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Farma Conde apoia ação solidária em aldeia indígena de São Paulo com transporte e logística de doações

Care Plus firma compromisso com Instituto Terra para plantio de 40 mil árvores nativas da Mata Atlântica até 2028

A StackSpot AI, plataforma multiagentes da Zup, registrou resultados de melhora na performance dos profissionais de tecnologia do banco. Lançada em 2023, a StackSpot AI utiliza inteligência artificial generativa hipercontextualizada para automatizar processos e acelerar a criação de aplicações, melhorando a performance das equipes e aprimorando a forma de desenvolver software. Como resultado, equipes de tecnologia do Itaú que utilizam a solução já registram melhorias em velocidade e qualidade em diferentes etapas do desenvolvimento de software.

Entre os times internos que utilizam a StackSpot AI, a média de user stories – descrições objetivas das funcionalidades de um software – entregues por mês registrou um aumento de 40%, enquanto a qualidade da escrita dessas histórias cresceu 21%. Além disso, o backlog – lista de tarefas que a equipe precisa realizar para concluir o desenvolvimento do produto – passou a ser centralizado de forma sistemática, proporcionando maior visibilidade e transparência. Além de um ganho de eficiência, com a redução do tempo médio de refinamento das histórias em até 88%. 

“Com o uso da StackSpot AI, conseguimos traduzir as necessidades dos clientes em uma linguagem técnica clara e de fácil entendimento para os times de desenvolvimento de software. Essa abordagem aumentou significativamente a velocidade entre o entendimento da história e a entrega final de produtos e features, com maior qualidade e eficiência. Com isso, os times do banco podem focar ainda mais em inovação, criação e experiência dos clientes, já que a plataforma possibilita automações, reuso de componentes, redução de erros e maior escalabilidade”, explica André Palma, CEO da Zup.

O desenvolvimento de software passa por uma revolução com a adoção crescente da Inteligência Artificial Generativa, que se tornou um pilar fundamental na automação e na inovação dos processos de codificação. Uma pesquisa realizada pela Ipsos revela que 78% dos profissionais brasileiros já utilizam ferramentas de IA em suas rotinas de trabalho, destacando a integração dessas tecnologias no dia a dia corporativo. 

Já no setor bancário, o impacto é ainda mais significativo: segurança, agilidade e inovação são pilares essenciais para manter a competitividade, e a IA tem se mostrado uma força transformadora. De acordo com a Febraban, a implementação de soluções baseadas em IA pode elevar a produtividade em até 35%, impulsionando não apenas a eficiência operacional, mas também abrindo caminho para novas oportunidades.

A implementação da StackSpot AI no Itaú Unibanco vem como uma crescente para ajudar os times, principalmente focados no desenvolvimento de software, a realizarem entregas que combinam 4 fatores essenciais: velocidade, eficiência, qualidade e segurança. 

“Em um cenário altamente competitivo, a automação não substitui as pessoas, mas potencializa sua capacidade de contribuir para o sucesso organizacional. A StackSpot AI é a prova de que soluções como essa não são apenas um diferencial, mas uma vantagem essencial para empresas que buscam liderança no mercado e a excelência no desenvolvimento de produtos que sejam amados pelos clientes”, comenta Carlos Eduardo Mazzei, Diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco. 

As user stories e o backlog são essenciais para o desenvolvimento de produtos, ajudando as equipes a manterem o foco na experiência do usuário e na entrega de valor contínuo. As user stories (ou histórias de usuário) vão além de simples descrições de funcionalidades: elas representam as necessidades dos clientes e garantem que o time entenda o que precisa ser desenvolvido.

Em vez de especificações rígidas e extremamente extensas, essas histórias são concisas e bem direcionadas, permitem o desenvolvimento ágil e a adaptação sempre que necessário, garantindo que o desenvolvimento evolua conforme o feedback do usuário. Quanto mais bem definidas e iterativas, maior a eficiência e evolução das soluções ao problema real. Assim, as histórias de usuário não apenas orientam a construção do produto, mas também validam constantemente a melhor abordagem para atender às demandas do mercado.

O desafio está nas tarefas do dia a dia que precisam ser realizadas com qualidade e velocidade, sendo o refinamento de backlog uma prática essencial nessa rotina. User stories bem elaboradas reduzem o tempo investido em refinamento e proporcionam à equipe uma compreensão clara das necessidades dos clientes, facilitando o alinhamento com os objetivos do produto. O backlog, composto por user stories e outras tarefas operacionais, deve ser estruturado conforme a estratégia da organização, permitindo o desenvolvimento de soluções com maior assertividade.

Foi nessa etapa de criação de requisitos e planejamento detalhado que a Zup e o Itaú Unibanco trabalham em sinergia para documentar de forma clara, precisa e organizada as necessidades dos usuários. O objetivo era claro: impulsionar a inovação e fortalecer a competitividade.

Esse processo agora conta com um agente de IA generativa especializado e contextualizado, que ajuda equipes de desenvolvimento a manter o backlog organizado, priorizado e alinhado aos objetivos do produto. Dessa forma, os times do Itaú Unibanco podem automatizar tarefas repetitivas e dedicar mais tempo para as atividades que realmente agregam valor ao negócio e que contribuam com a construção de uma nova era para a experiência de seus clientes. 

Tags: EmpresasItaú UnibancoMercadoZup
Anterior

Oracle perde disputa na justiça e Brunsker anula sentença milionária

Próximo

Governo de SP investe em parceria com a iniciativa privada para qualificar mão de obra rural

Redação

Redação

Leia também

Farma Conde apoia ação solidária em aldeia indígena de São Paulo com transporte e logística de doações
Empresas

Farma Conde apoia ação solidária em aldeia indígena de São Paulo com transporte e logística de doações

por Jhulia Caballero

A Farma Conde, por meio de seu braço social, realizou nesta semana uma importante ação solidária em apoio à ONG...

Leia maisDetails
Care Plus firma compromisso com Instituto Terra para plantio de 40 mil árvores nativas da Mata Atlântica até 2028

Care Plus firma compromisso com Instituto Terra para plantio de 40 mil árvores nativas da Mata Atlântica até 2028

Arara Seed lança vertical de imóveis e dívida com sua primeira oferta pública de CRI de R$ 8,5 milhões

Arara Seed estreia no mercado imobiliário com foco em ativos alternativos

O Grupo Fleury (FLRY3) expande sua atuação no interior paulista com a aquisição integral do Laboratório Confiance Medicina Diagnóstica

Fleury conclui aquisição de laboratório em Campinas

Economia circular ganha espaço nos supermercados a partir do Dia do Meio Ambiente

Carrefour e Quitanda começam a vender produtos 100% circulares

Indumak prevê crescer 15% este ano

Indumak prevê crescer 15% em 2025

Próximo
Comissão de Valores Mobiliários publica nova norma para Fiagros

Governo de SP investe em parceria com a iniciativa privada para qualificar mão de obra rural

Mercado brasileiro se encaminha para ser líder global em Tokenização

Mercado brasileiro se encaminha para ser líder global em Tokenização

Credicitrus reitera sua posição de liderança ao alcançar R$ 15,8 bilhões de ativos

Credicitrus reitera sua posição de liderança ao alcançar R$ 15,8 bilhões de ativos

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.