• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 27 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home IA

Com IA própria, startup brasileira transforma atendimento em imobiliárias e cresce no país

Thaïs Grandisoli por Thaïs Grandisoli
13/05/2025
em IA, Inteligência Artificial (IA), Mercado Imobiliário, Startups
A A
Imagem: Allan Paladino / LinkedIn

LEIA TAMBÉM

IA brasileira que adapta a forma de falar ao perfil de cada pessoa e que faz sucesso em 70 países chama atenção no CMO Summit 2025

Interesse pelo uso de imóvel como fonte para capital de giro cresce 62% em 2025

Uma inteligência artificial desenvolvida para o mercado imobiliário está transformando o atendimento de corretores e empresas no Brasil. Em menos de dois anos, a Lais, tecnologia criada pela startup Lastro, já está em mais de 500 imobiliárias e contabiliza mais de 1,5 milhão de atendimentos via WhatsApp.

A Lais foi projetada para automatizar o relacionamento com clientes. Ela usa inteligência artificial generativa, linguagem natural e integra-se aos sistemas internos das imobiliárias para oferecer um atendimento ágil, contextualizado e altamente personalizado. De acordo com a Lastro, a ferramenta aumentou em até 60% as taxas de conversão em vendas e locações.

“Os donos das imobiliárias e os corretores perceberam rapidamente que a Lais não substitui ninguém — ela qualifica o lead, esquenta a conversa e entrega um atendimento ágil e personalizado. O resultado é mais tempo para o corretor se concentrar no fechamento”, afirma Allan Paladino, cofundador e CEO da Lastro.

A Lais surgiu em 2022, após uma mudança estratégica da empresa, que até então focava na gestão de contratos. Para lançar a tecnologia, a Lastro investiu R$ 10 milhões. Nesse mesmo ano, a startup levantou US$ 4 milhões em uma rodada seed liderada pelo fundo Canary. Participaram também os fundos 1Sharpe Ventures — que fez seu primeiro investimento na América Latina — e QED Investors, conhecido por apoiar empresas como Nubank, Creditas, Loft e QuintoAndar.

A infraestrutura tecnológica da Lais é um dos maiores diferenciais da ferramenta. Ela utiliza uma rede de “agentes inteligentes” que se conectam a modelos de IA das gigantes OpenAI, Anthropic e Meta, além de integrar-se diretamente aos sistemas e bancos de dados das imobiliárias. Isso permite um atendimento automatizado, porém, altamente contextualizado.

Não somos um chatbot genérico, mas uma infraestrutura sofisticada de IA aplicada ao setor”, destaca Paladino. A Lais acompanha o cliente durante toda a jornada imobiliária — desde o primeiro contato até o agendamento de visitas, envio de propostas e suporte a inquilinos e proprietários.

Lais ganha terreno também entre incorporadoras

Além das imobiliárias, Lais passou a ser adotada por incorporadoras, ampliando sua atuação para o atendimento em lançamentos e loteamentos. A ferramenta tem se mostrado eficaz na qualificação de leads, reativação de contatos antigos e centralização da jornada comercial.

“Vimos incorporadoras usando a Lais para transformar contatos perdidos em oportunidades, reativar leads antigos e gerenciar toda a jornada comercial. É um uso estratégico que está gerando retorno real”, afirma Paladino.

Apesar do interesse de outros setores, como seguros, saúde e varejo, a Lastro decidiu manter o foco exclusivamente no mercado imobiliário.

“Nosso diferencial está na profundidade, não na amplitude. O setor é desafiador o suficiente para justificar a especialização”, explica Paladino.

Com presença consolidada em todo o país, a Lastro agora trabalha para expandir o papel da Lais dentro das operações imobiliárias. A startup busca ampliar a participação da ferramenta em outras etapas da jornada de compra e locação de imóveis.

“Temos uma tecnologia mais madura, uma base crescente de usuários e retorno direto dos clientes sobre a eficácia do produto. O foco agora é agregar ainda mais valor dentro da jornada completa”, conclui Paladino.

A Lais tem mostrado que a inteligência artificial pode impulsionar a eficiência sem perder o toque humano. Em um setor tradicionalmente resistente à inovação, a ferramenta tem apresentado resultados impressionantes. Seu modelo de escalabilidade, personalização e agilidade sugere que o futuro das imobiliárias será moldado por soluções que combinam tecnologia e dados.

Tags: #IAInteligencia Artificialmercado imobiliarioStartup
Anterior

China promete nova linha de crédito de US$9 bilhões à América Latina

Próximo

Projeto trabalha alternativa de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na Amazônia

Thaïs Grandisoli

Thaïs Grandisoli

Thaïs Grandisoli é jornalista multilíngue - Bacharelado em Jornalismo com honras pelo Humber College, em Toronto, Canadá. Formação em comunicação pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Durante sua formação no Canadá, atuou como repórter de ciência na CBC News, onde realizou seu estágio final. Reconhecida por sua trajetória acadêmica, recebeu o prêmio de excelência em jornalismo da Reader’s Digest Foundation (Canadá), além de múltiplas distinções do Centro Universitário Belas Artes.

Leia também

Empresas

IA brasileira que adapta a forma de falar ao perfil de cada pessoa e que faz sucesso em 70 países chama atenção no CMO Summit 2025

por fabiana

Uma das soluções apresentadas durante o evento foi o GPT Maker, do Irrah Tech, que permite criar agentes de inteligência...

Leia maisDetails
Interesse pelo uso de imóvel como fonte para capital de giro cresce 62% em 2025

Interesse pelo uso de imóvel como fonte para capital de giro cresce 62% em 2025

Iniciativa de Santander e Distrito vai impulsionar inovação com R$ 280 mil em prêmios

Santander e Distrito vão impulsionar inovação com R$ 280 mil em prêmios

Nestlé Brasil anuncia movimentações nas Diretorias de Marketing

Nestlé lança Academia de IA para transformar colaboradores em criadores de soluções

Estudo IBM na Febraban: 69% dos CFOs consideram uso da IA como central para a transformação financeira, incluindo nos bancos

Estudo mapeia algumas das tendências que envolvem a IA generativa

Startup baiana mostra na prática como IoT já salva vidas e corta custos

Startup baiana mostra na prática como IoT já salva vidas e corta custos

Próximo
Projeto trabalha alternativa de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na Amazônia

Projeto trabalha alternativa de mitigação e adaptação às mudanças climáticas na Amazônia

Arrow Mobility entrega vans 100% elétricas para BR Supply

Arrow Mobility entrega vans 100% elétricas para BR Supply

Ball amplia média global do índice de conteúdo reciclado de 61% para 74%

Ball amplia média global do índice de conteúdo reciclado de 61% para 74%

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.