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Home Mercado

Setor de alimentação focado no food service cresce 13,6% no 1º trimestre, diz ABF

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
17/06/2025
em Mercado
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O setor de alimentação segue como um dos pilares que impulsionam o franchising no Brasil, tanto que, de acordo com Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento faturou R$ 48,167 bilhões no primeiro trimestre de 2025. Comparado ao mesmo período de 2024, o food service aumentou a receita em 13,6%, além de ampliar 6,2% o volume de operações em todo o país. Esse aumento foi impulsionado pela ascensão da demanda de alimentação fora do lar e por pedidos de delivery, que proporcionam conveniência e praticidade na rotina dos consumidores. Posicionado em terceiro lugar na pesquisa, o setor segue atrás das áreas de Entretenimento e Lazer, com 14,8% e Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 16,5%. 

Para Vinicius Barreto, vice-presidente da vertical de Scale Up do Ecossistema 300 Franchising, empresas do segmento de food service vêm se destacando pela agilidade operacional e a conexão com o consumidor final. “Este setor continua sendo um dos mais dinâmicos e estratégicos dentro do franchising, conseguindo unir conveniência, inovação e proximidade com o público. Além disso, é um segmento que responde rápido às mudanças de comportamento e às novas tendências de consumo, como a expansão do delivery principalmente após a pandemia, que ampliou o alcance das marcas. As franquias de alimentação têm se destacado pela capacidade de escalar operações com eficiência, mantendo a qualidade e a experiência do cliente como prioridade e reforçando o crescimento das redes”, comenta. 

Com foco na alimentação fora do lar, a Frutaria Ipiranga, rede de restaurantes de comida saudável, enxergou o crescimento do setor nos últimos meses. Com cardápio baseado em wraps, saladas, sucos e pratos leves, a rede, que hoje conta com oito unidades, prepara a expansão para chegar a 20 lojas até o fim de 2026. “O segmento cresceu com o retorno do trabalho presencial e as pessoas estão em busca de alimentos práticos, rápidos e saborosos para o dia a dia”, afirma Caique Lima, fundador e CEO da rede. 

Dentro do segmento de monoproduto, as sobremesas geladas ganham destaque, principalmente em redes como o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés. Como franquia desde 2015, a rede conta com mais de 180 unidades em operação em 14 estados. “Com matéria-prima totalmente brasileira, o açaí tem enorme potencial de contribuição no crescimento, tanto para quem atua com este produto, como na representatividade dentro do food service. A tendência é dos próximos anos cada vez melhores”, afirma Rafael Corte, CEO do JAH. 

Direcionado para a culinária asiática, o Grupo HSH, proporciona a melhor experiência da culinária oriental e havaiana no conforto do lar por meio de um atendimento personalizado e com um cardápio que segue as maiores tendências da gastronomia. Fundada em 2016 em João Pessoa (PB) Com a operação enxuta, gerenciada em dark kitchens, a rede paraibana conta com três marcas, sendo Home Sushi Home, Mangu Shoyu e HotChop. Hoje, o Grupo HSH conta com mais de 20 unidades em operação em mais de 12 estados brasileiros. 

Rede de pâtisseries inspirada no estilo francês, a Boulangerie Carioca abriu a primeira loja em 2015. Este ano, a marca estima ultrapassar dez unidades pelo país entre São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. Em 2024, a rede somou R$ 9 milhões entre seis lojas. “A diversidade do brasileiro convida a integração do café nacional ao croissant francês. Assim, redes que aderem com qualidade a uma culinária internacional sem ignorar o melhor do nosso país conquistam espaço e respeito junto ao público para impulsionar o franchising”, afirma o CEO Antônio Augusto Ribeiro de Souza. 

Já com o direcionamento em delivery e na ascensão da alimentação mais nutritiva, como as marmitas ultracongeladas, a Mr. Fit, pioneira em fast-food de alimentação saudável no Brasil, ganha destaque no franchising, com mais de 880 unidades em todo o país, além de unidades em Portugal e no Paraguai. Fundada em 2011 em Paulínia (SP), a Mr. Fit oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis.

O aumento de sofisticação e exigência do consumidor nas redes de food service abriu caminho também para o comércio de produtos diferenciados. Como da gelateria artesanal de método italiano – Cuor di Crema, que ultrapassou R$ 15 milhões em faturamento no último ano. Sob gestão da holding Antaris Foods Brands Franchising, a marca possui 9 unidades em operação entre São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Sul. 

Outro destaque no segmento é a Casa de Bolos, a maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira do segmento, que conta com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade. Com mais de 600 lojas pelo país e com uma loja em Portugal, a rede investe cada vez mais no setor. Recentemente, inaugurou sede administrativa, com mais 1.600 m² em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, para ampliar a expertise das operações. “Entendemos que o mercado está cada vez mais valorizando produções caseiras e buscando pela experiência afetiva que relacionamos com os alimentos”, declara Rafael Ramos, diretor de marketing da Casa de Bolos.

Para o Harõ Sushi, premiado como Melhor Restaurante de Comida Asiática do Brasil pelo iFood em 2024, que integra o Grupo Harõ, holding responsável também pelas marcas Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, o setor de food service ganha força com o delivery. Com a previsão de crescer 39% nas operações até o fim de julho de 2025, a rede, que trabalha com um formato enxuto de negócio, com unidades que podem hospedar até 6 marcas em um único espaço, prevê chegar a 75 lojas até o fim do ano. “Entendemos o delivery como um impulsionador do setor de alimentação em franquias, principalmente com a necessidade das pessoas de encontrarem alimentos rápidos e entreguem sabor e confiança ao consumidor”, afirma Fernando Andrade, sócio-fundador e diretor comercial do Harõ Sushi. 

Com R$ 125 milhões de faturamento em 2024, o Johnny Rockets, rede californiana de hamburguerias ambientada dos anos 1950, possui no Brasil a segunda maior cadeia de lojas do mundo, atrás apenas da matriz americana. A rede aposta no estilo “quick service restaurant” (QSR) para o casual dining, convidativo a todos os públicos, desde casais, a grupos de amigos e família. “O meio de restaurantes temáticos tem vindo com força no food service. Mas é algo que exige alto nível de qualidade para entregar a experiência necessária. Aí está o diferencial de empreender no franchising, porque o franqueado já conta com a experiência da marca, que abriu o caminho e fornece as diretrizes de como conquistar o sucesso no meio. Claro que exige dedicação e gestão qualificada, mas há toda uma estrutura por trás para fortalecer o empreendedor”, afirma o sócio-diretor do Johnny Rockets no Brasil Alan Torres. 

Com força no delivery, a Hapoke, franquia do tradicional poke havaiano nos formatos de dark kitchen e take away, enxerga cada vez mais a ascensão do segmento. A partir uma operação enxuta, a rede, que integra a holding Grupo Harõ, opera com mais de 50 unidades, distribuídas em 13 estados brasileiros e possibilita a instalação de seis marcas em um único ponto. Em 2025, a rede prevê alcançar a marca de 75 unidades em todo o país. 

As pizzarias também crescem neste momento do franchising, como a Pizza Prime, maior rede brasileira de pizzarias, que leva qualidade e sabor para os clientes nas mais de 80 unidades espalhadas em 10 estados de todo o país. Para atender a demanda das unidades, a rede trabalha com um DNA focado em inovação e assim, investe em tecnologia e excelência na criação dos produtos na Central de Produção e Distribuição, localizada em Santana de Parnaíba (SP). Além de contar com uma loja conceito em Indaiatuba (SP), que apresenta um centro de treinamento, com o objetivo oferecer cursos e proporcionar a transferência de know how aos novos franqueados. Para 2025, a Pizza Prime prevê chegar a marca de 100 unidades em todo o país. 

Tags: ABFEmpresasFood ServiceInvestimentosMercado
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João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

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