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Home Empresas

XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
23/06/2025
em Empresas, Inteligência Artificial (IA)
A A
Com tecnologia da Databricks, XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA

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O Databricks Data + AI Summit apresentou em São Francisco neste mês uma série de inovações em dados e Inteligência Artificial e reuniu companhias de destaque global em diferentes segmentos para apresentação de cases com as soluções da companhia.

Entre os painéis apresentados, se destaca o da XP, uma das principais instituições financeiras do Brasil, que, após adotar uma estratégia de marketing orientada por Inteligência Artificial, alcançou um incremento de receita em retorno sobre investimento em anúncios (ROAS, na sigla em inglês) de 32.7% com o mesmo orçamento de mídia, ao melhorar a eficiência de suas campanhas, além de ampliar em 62.5% a geração de leads qualificados.

O índice foi conquistado com uso da solução segmentada da Databricks, companhia de dados e IA, em parceria com a Hightouch, plataforma de marketing e tecnologia, e passou a integrar as iniciativas para modernizar a infraestrutura de dados do marketing da XP, para superar desafios de atribuição e custos crescentes de aquisição. A integração de dados em tempo real, modelagem preditiva e automação com a Hightouch, baseada na plataforma da Databricks, permitiu reduzir em 34% o tempo de aprendizado das campanhas e melhorar o direcionamento de clientes para o assessor e segmentos corretos.

As campanhas-piloto conduzidas pelo time de marketing da XP. apresentaram resultados expressivos, com destaque para a redução de 17% no custo de aquisição de clientes (CAC) e um aumento de 62,5% na geração de leads qualificados. Além disso, houve um crescimento de 32,7% no retorno sobre investimento em anúncios (ROAS), mantendo-se o mesmo orçamento. Esses avanços foram impulsionados, principalmente, por uma segmentação de clientes mais eficiente e baseada em dados. O sucesso também impulsionou a adoção da solução da Databricks para dashboards em tempo real, análises preditivas e governança segura de dados.

“Acreditamos que inteligência em tempo real é essencial para transformar dados em impacto de negócio. O trabalho com o marketing da XPe a Hightouch exemplifica como uma arquitetura de dados moderna, combinada com machine learning e ativação inteligente, redefine a eficiência do marketing digital,” afirma Marcos Grilanda, Vice-Presidente e Gerente Geral da Databricks para a América Latina.

“Ao integrar IA, dados em tempo real e uma infraestrutura robusta, conseguimos transformar a maneira como adquirimos clientes. Mais do que reduzir custos, estamos qualificando melhor nossos leads e evoluindo nossas iniciativas orientadas por dados, com eventuais ruídos sendo detectados em minutos não apenas pelo time de tecnologia, mas também pelos times de negócio.”, disse Marcelo Duarte, Head de Aquisição e Crescimento de Clientes, XP Inc.

A parceria solucionou pontos críticos ao viabilizar o envio de dados enriquecidos do backend para o lakehouse em tempo real, permitindo maior agilidade e precisão nas análises. Um modelo de inteligência artificial com 66% de precisão passou a antecipar a ativação de contas e o potencial de investimento dos clientes, apoiando decisões mais rápidas nas áreas de marketing e negócios.

Esses insights passaram a ser ativados diretamente nas principais plataformas de mídia — como Meta, Google e TikTok — por meio de reverse ETL e das APIs da Hightouch. Com esses avanços, a área de marketing preditivo planeja ampliar a sofisticação de seus modelos, incorporando fontes externas como dados da Experian e aplicando IA para extrair insights a partir de transcrições de interações com clientes.










Tags: EmpresasInteligência ArtificialInvestimentosMercadoTecnologia
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