• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 23 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

40% dos brasileiros querem mudar de cargo ou empresa nos próximos seis meses

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
07/07/2025
em Carreira
A A
Freepik

Freepik

LEIA TAMBÉM

Roberta Pirolla Garcia: da paixão por carros à transformação da estética automotiva

Uma liderança que mostra que inovar é, acima de tudo, valorizar pessoas

O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, acaba de lançar uma nova edição do Workforce Report, estudo realizado com mais de 2 mil profissionais brasileiros para analisar o cenário atual do mercado de trabalho. O relatório revela que 40% dos brasileiros querem mudar de cargo ou de empresa nos próximos seis meses, sinal de reavaliação de carreira diante das rápidas transformações no mercado, da mudança nas prioridades das empresas e do avanço de novas tecnologias. 

O relatório aponta que a mobilidade interna está se consolidando como uma tendência: entre os profissionais que desejam alguma mudança nos próximos seis meses, a maioria pretende assumir um novo cargo dentro da empresa atual. Em 2023, apenas 2% manifestaram intenção de trocar de função internamente; em 2024, esse número chegou a 27% e, neste ano, manteve-se em um patamar elevado, alcançando 22%, sinal de que a movimentação interna continua sendo uma estratégia relevante para o desenvolvimento de carreira.

“Estamos acompanhando um amadurecimento na forma como os(as) profissionais enxergam sua carreira. Muitos(as) têm apostado na transição de cargos como forma de se antecipar às exigências do novo mercado. A mobilidade interna, que antes era vista como exceção, começa a se consolidar como uma estratégia de desenvolvimento. Esse movimento reflete não apenas o desejo de mudança, mas também a percepção de que é possível crescer dentro da própria empresa, desde que existam espaço para novas funções e oportunidades para adquirir habilidades”, afirma Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil. 

Apesar da forte intenção de mudança, a transição profissional continua desafiadora. O relatório mostra que mais da metade das pessoas em busca de um novo emprego estão nessa jornada há mais de seis meses – e, em 29% dos casos, a procura se estende por mais de um ano. Esse cenário reflete um mercado de trabalho desequilibrado: no Brasil, há apenas uma vaga disponível para cada dez candidatos, segundo dados da plataforma, indicando uma significativa assimetria entre a oferta de empregos e a demanda por trabalho.

Como resposta, cresce o esforço por adaptação. Dados da plataforma do LinkedIn mostram que houve um aumento de mais de 40% na quantidade de habilidades adicionadas aos perfis de profissionais brasileiros(as) no último ano. Para muitos, esse movimento está diretamente ligado à abertura para explorar novas possibilidades: 64% afirmam que estariam dispostos(as) a migrar para um setor diferente daquele em que atuam hoje. 

“Quando vemos um salto tão significativo na adição de capacitações na rede, estamos diante de uma sinalização importante. Não se trata apenas de atualizar o perfil, mas de buscar reposicionamento e preparo para lidar com um mercado em constante transformação”, afirma Odri. “Ao mesmo tempo, precisamos ajudar as pessoas a serem mais estratégicas em como contratam e são contratadas, inclusive na forma como anunciamos uma vaga. Hoje, já sabemos que 36% dos(as) profissionais relatam dificuldade até mesmo para avaliar se uma oportunidade é compatível com suas qualificações”.

A disposição para mudar de função, migrar entre setores e investir no desenvolvimento de novas habilidades mostra que a mobilidade, seja interna ou entre indústrias, está se consolidando como uma estratégia de adaptação e crescimento. Para empresas e talentos, compreender esse movimento é essencial: ele orienta decisões mais conectadas às dinâmicas atuais do trabalho e contribui para trajetórias mais resilientes e alinhadas ao futuro.

Tags: CargoCarreiraEmpresasLinkedInProfissionaisWorkforce
Anterior

Dólar reforça alta após anuncio de novas tarifas

Próximo

Blood leva ativações de alto impacto para eventos da Loft

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Roberta Pirolla Garcia: da paixão por carros à transformação da estética automotiva
Carreira

Roberta Pirolla Garcia: da paixão por carros à transformação da estética automotiva

por Fabiana

No universo automotivo, marcado por décadas de predominância masculina, uma mulher vem abrindo caminho com coragem, talento e inovação. Roberta...

Leia maisDetails
Uma liderança que mostra que inovar é, acima de tudo, valorizar pessoas

Uma liderança que mostra que inovar é, acima de tudo, valorizar pessoas

O SALTO DE TIBÉRIO

O SALTO DE TIBÉRIO

Reputação se Constrói com Histórias — Não com Likes

A Economia da Atenção: O Novo Poder que Molda Sociedade, Negócios e Democracias

Do zoom ao boardroom: estratégias de comunicação em inglês para dar um salto na carreira

Do zoom ao boardroom: estratégias de comunicação em inglês para dar um salto na carreira

Robert Gaskell assume como novo diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore no Brasil

Robert Gaskell assume como novo diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore no Brasil

Próximo
Blood leva ativações de alto impacto para eventos da Loft

Blood leva ativações de alto impacto para eventos da Loft

Oi Busca Encerrar Processo de Recuperação Judicial nos EUA e Avalia Chapter 11

Oi solicita encerramento do Chapter 15 nos EUA e mira proteção no Chapter 11

Carrefour Brasil renegocia financiamentos com grupo

Carrefour Brasil anuncia Pablo Lorenzo como diretor-presidente

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.