A Turbi, empresa de tecnologia focada em soluções para mobilidade urbana e digital, acaba de concluir um processo completo de rebranding e lança sua primeira campanha institucional. A novidade acompanha as recentes mudanças estratégicas passadas pela companhia, que passou a oferecer, além do aluguel de veículos a partir de uma hora, o serviço de assinatura a partir de um mês e a venda de veículos em uma rede de seminovos própria criada no último ano. Esse novo momento também reflete mudanças na liderança da empresa, com Daniel Prado, cofundador, assumindo como CEO, e a chegada de Mario Liao (CFO) e Ana Mantovani (CTO).
De acordo com o CEO da Turbi, Daniel Prado, a nova marca acompanha o crescimento e os novos produtos lançados pela empresa: “Nós nascemos como uma empresa 100% digital, para quem precisa alugar um carro em curtos períodos de tempo, mas avançamos com novos produtos para termos hoje uma operação onde aproximadamente 50% da frota é destinada para pacotes de assinatura e, logo depois, começamos a vender carros em nossa loja física. Este rebranding posiciona a Turbi como uma empresa que dá protagonismo para as pessoas que desejam um carro. A nova marca é ainda mais urbana e digital, refletindo o que a empresa já é hoje”, explica.
O rebranding começou a ser estruturado no último ano, em um processo que levou 6 meses e reflete o novo modelo de negócios da empresa, com mudanças de produto e melhora de portfólio, que exigiu uma atualização da identidade visual da marca. “O novo modelo foi concebido a partir de uma série de pesquisas, entrevistas e relatórios de comportamentos e tendências. Foram mais de 500 entrevistas com consumidores, que junto com todo este material, serviram de base para rodadas de brainstormings realizadas com boa parte do time da Turbi”, destaca o CRO da Turbi, Luiz Bonini.
O projeto foi idealizado e estruturado pelo Estúdio Cosmo, consultoria de estratégia e design, especializado em rebranding e em operações digitais. O objetivo do projeto era trazer uma atualização do discurso e identidade da marca, com mudanças que incluem logotipo, paleta de cores, tipografia, iconografia e demais elementos visuais. “Quando alguém conhece a Turbi, entende que a sua proposta compreende um grande salto em relação à categoria. Uma experiência sem atritos, totalmente digital e feita para os dias de hoje. E vimos a oportunidade de seu discurso e sua marca fazerem mais para a construção disso junto aos seus usuários e a todo o mercado, descreve Luiz Felipe Marques, cofundador do Estúdio Cosmo.
O novo posicionamento da marca Turbi abre espaço para um primeiro movimento institucional de peso para a companhia. Com foco em apresentar a marca e reforçá-la como modelo de serviço diferente no segmento de locação automotiva e venda de seminovos, a campanha traz uma comparação entre o jeito velho e o jeito novo de alugar um carro e posiciona a empresa como uma marca que traz uma nova proposta para esse mercado.
“Nós estamos posicionando a Turbi como a locadora dos ‘dias de hoje’, por oferecer um serviço digital e acessível, sem filas, sem balcões, sem pedir para o usuário se deslocar quilômetros para pegar um carro. O que é muito diferente do que é feito neste mercado há décadas. Esse movimento já foi visto em várias categorias, como as de delivery, de streaming e até o setor bancário. E agora vamos mostrar que está mudando o de locação também”, explica o cofundador do Estúdio Cosmo, que também é responsável pela estratégia e criação da campanha.
A campanha vem sendo preparada há 3 meses e contempla toda uma estratégia publicitária digital e também conteúdos audiovisuais, criados em parceria com a produtora Cosme Filmes e dirigidos por Alê Henry.
Atualmente, a Turbi é a quarta maior locadora do país e deve ultrapassar a marca de 10 mil carros ainda em 2025. O negócio começou em 2017, sem frota própria, em um modelo inspirado na americana Zipcar. A operação teve início com apenas 17 carros na capital paulista e ganhou escala ao inovar o mercado com um modelo 100% digital de aluguel para curta duração. Em 2023, a empresa passou a oferecer também o serviço por assinatura e iniciou a aquisição de frota própria. No ano seguinte, lançou sua rede de seminovos e passou a comercializar os veículos.
Hoje, os carros da Turbi estão disponíveis em mais de 12 cidades da região metropolitana de São Paulo, distribuídos em cerca de 300 estacionamentos que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.
“O rebranding é um passo fundamental para guiar os próximos anos da companhia. Os próximos meses e anos trazem desafios novos para a empresa, que pretende expandir para novas regiões e alcançar um público cada vez maior, reforçando a proposta da Turbi como parceira de mobilidade em diferentes ocasiões, seja para uma hora, alguns meses ou até muitos anos”, finaliza o CRO da Turbi, Luiz Bonini.