A B3, bolsa do Brasil, e a A5X, empresa em processo de autorização perante os reguladores para atuar como uma bolsa, clearing e contraparte central focada em derivativos, firmaram acordo para a disponibilização e licenciamento do Market Data B3 para a A5X, com o objetivo de: gestão da plataforma de negociação da A5X, incluindo precificação de colateral, processos de gestão de risco e operações; criação e licenciamento de índices a serem desenvolvidos pela A5X; desenvolvimento de produtos financeiros baseados no Market Data B3 ou nos índices desenvolvidos pela A5X.
“Estamos muito animados em anunciar este acordo de dados com a B3 para ajudar a desenvolver o mercado financeiro brasileiro. Ele permite a introdução de novos produtos no mercado, traz maior robustez para a nossa operação e fortalece a missão da A5X de impulsionar a experiência de todos os investidores no Brasil.”, diz Carlos Ferreira, CEO da A5X.
“Como infraestrutura de mercado, somos proprietários de informações essenciais para o funcionamento dos nossos mercados, que podem ser utilizados como base para o desenvolvimento de soluções de alto valor agregado pela B3 e por outros players do mercado. Mais do que operar uma bolsa, temos ampliado nossa atuação com produtos de dados e soluções tecnológicas, que vêm ganhando cada vez mais relevância dentro do nosso negócio”, comenta Mario Palhares, vice-presidente de Operações da B3.
“O acordo reforça o objetivo de ambas as companhias em atuar em prol do desenvolvimento do mercado de capitais e ampliar o acesso aos investimentos no Brasil. Acreditamos que a colaboração é essencial para fortalecer o ecossistema financeiro nacional. Seguimos comprometidos em viabilizar o funcionamento do mercado financeiro, por meio desta e outras parcerias que gerem valor para todo o setor “, diz Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3.
O acordo entre B3 e A5X busca fortalecer o mercado brasileiro ao promover um ambiente mais aberto, dinâmico e competitivo. Para os investidores, isso se traduz em mais oportunidades de negócios e maior diversificação de produtos.