A A5X anunciou hoje a conclusão da rodada de investimento Série C, captando um total de R$200 milhões. O aporte foi realizado pela base existente de investidores e tem como objetivo atender aos requisitos de capital regulatório e financiar as operações da empresa até o seu breakeven. Com essa rodada, a A5X totalizou R$385 milhões captados desde sua criação em 2023.
A A5X será uma bolsa e câmara de compensação e liquidação com contraparte central, criada para trazer inovação em produtos e tecnologia, fomentar a liquidez e promover eficiência no mercado financeiro brasileiro. Fundada por um time com ampla experiência no setor financeiro, a A5X tem como missão elevar a experiência de todos os participantes do mercado no Brasil. A base acionária da A5X inclui ABN AMRO Clearing, Ideal CTVM, IMC, Jump Trading Group, Optiver, XTX Markets, entre outros.
Com início das operações previsto para 2026, a A5X está construindo uma infraestrutura moderna, que combina a tecnologia da LSEG com seus sistemas proprietários de última geração, para oferecer soluções de negociação e pós-negociação alinhados aos mais altos padrões globais.
Seus fundadores incluem Carlos Ferreira Filho, CEO e ex-sócio da XP Inc. com mais de 25 anos de atuação; Julian Chediak, advogado e professor com 35 anos de carreira em direito societário; Karel Luketic, CFO e ex-sócio da XP Inc. especialista em estratégia digital; e Nilson Monteiro, CEO da Ideal CTVM e um dos pioneiros do trading eletrônico no Brasil.
A credibilidade da A5X é reforçada por suas parcerias estratégicas. A lista de parceiros inclui nomes de peso no cenário financeiro internacional como o ABN AMRO Clearing Bank, a Ideal CTVM (agora sob controle do Itaú Unibanco), e as gigantes de trading IMC, Jump Trading Group, Optiver e XTX Markets. Essas parcerias dão à A5X a tecnologia, liquidez e expertise necessárias para se posicionar como um player relevante no mercado.