O Grupo Sabin divulga a 33ª aquisição em sua estratégia de expansão, com o anúncio, nesta segunda-feira (3), da integração do Laboratório Bonamigo, de Araguaína (TO), à sua rede de análises clínicas presente nas cinco regiões do país. Com o novo negócio, a empresa, que tem 41 anos de fundação, totaliza R$ 521 milhões em aquisições desde 2012.
“Escolhemos o Tocantins logo no início da nossa trajetória de expansão nacional, por todo o seu potencial de desenvolvimento e relevância estratégica. Crescemos com o estado e seguimos firmes em nosso propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. A chegada a Araguaína reforça nosso compromisso com a população tocantinense e com o desenvolvimento social e econômico da região”, destaca Lídia Abdalla, presidente-executiva do Grupo Sabin.
Com a chegada na região, considerada estratégica como hub logístico entre Tocantins, Maranhão e Pará, estados que já contam com serviços da marca, a empresa promove o acesso a serviços de saúde de excelência e qualidade, com exames de análises clínicas e genômica. Além dos mais de 3,5 mil exames, Araguaína passará a contar também com a plataforma integradora de serviços Rita Saúde e a Atenção Primária e Gestão de Saúde de Grupos Populacionais da Amparo Saúde, marcas que integram o ecossistema de saúde do Grupo Sabin.
“A nossa jornada de expansão pelo Brasil, segue de forma consistente em duas avenidas de crescimento: a expansão territorial para novos estados e cidades, e a diversificação dos negócios que complementam nossa estrutura de serviços, fortalecendo nosso ecossistema. Hoje, nossos investimentos se refletem em estruturas sólidas que, com apoio dos hubs localizados em grandes cidades, nos conectam às nossas unidades instaladas nas diferentes regiões, ampliando nossa capilaridade Brasil afora. É uma forma de nos manter ainda mais próximos dos nossos clientes”, detalha.
A última aquisição do Grupo foi realizada em 2022, com a integração do Bioanálise, laboratório com atuação no Piauí e no Maranhão. No ano anterior, o Sabin já havia adquirido o Hemos Laboratório, de Blumenau, que atua na região do Vale do Rio Itajaí, em Santa Catarina.
O crescimento orgânico nas regiões que o Grupo atua também segue com consistência. Em 2025, a empresa abriu 14 novas unidades. A mais recente, localizada em Brasília, cidade onde a empresa foi fundada, é a unidade digital, localizada no bairro Noroeste. O novo formato, implementado como projeto-piloto, combina tecnologia, eficiência e autonomia do cliente, otimizando fluxos e reduzindo o tempo de atendimento na unidade.
O modelo substitui os guichês tradicionais por totens de autoatendimento. Toda a jornada que envolve agendamento, compra ou autorização dos exames é realizada previamente pelos canais digitais da empresa, e, ao chegar à unidade, o paciente faz o check-in via QR Code e segue para a coleta da amostra realizada por profissionais capacitados. O grupo prevê uma receita próxima de R$ 2 bilhões para 2025, com um crescimento acima de 10% em relação ao ano anterior.
Além das aquisições, o Sabin cresce também na região norte com modelo de joint venture, como a realizada em Belém (PA), avaliando continuamente oportunidades de mercado.
O Sabin Diagnóstico e Saúde colhe os frutos da parceria firmada com o Hospital Porto Dias, ampliando sua presença em Belém. Com a sinergia, dobrou sua capacidade operacional na capital paraense, onde agora soma cinco unidades, incluindo a mais recente na nova unidade no barro Reduto.
A atuação conjunta conta também com serviço 24 horas para o atendimento hospitalar. Os planos de expansão para este ano incluem ainda o lançamento do serviço de imunização na capital.
“Cada nova unidade é um passo firme em nossa jornada de levar saúde de excelência para mais perto das pessoas. Chegar a novas cidades e fortalecer mercados onde já construímos base sólida é a materialização da nossa missão”, complementa a executiva.
Desde 2012, a expansão reflete a estratégia de ampliar presença além de Brasília, por meio de mais de 33 aquisições e diversificação de negócios, consolidando a empresa como referência nacional em medicina diagnóstica, cuidado humanizado e inovação em saúde.









