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Contratação de estagiários negros cresce mais de 15 vezes desde 2018, aponta levantamento da Companhia de Estágios

Fernanda Saad por Fernanda Saad
13/11/2025
em Carreira, Mercado
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O crescimento é reflexo das políticas de diversidade implementadas nos últimos anos e os setores que mais contratam atualmente são TI, finanças e áreas industriais

A contratação de jovens negros em programas de estágio cresceu 15,6 vezes desde 2018, de acordo com levantamento da Companhia de Estágios, empresa referência em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes. A projeção é que a empresa encerre 2025 com 7.946 estudantes negros contratados em programas de estágio e vagas pontuais em todo o país, consolidando um crescimento de 12,5% em relação a 2024. O número consiste num recorde histórico e reflete a expansão das políticas de diversidade nos últimos sete anos.

Os dados são da 6ª edição do Mapeamento dos Estagiários Negros no Brasil 2025, levantamento que detalha o perfil e o avanço das contratações de jovens negros para programas de estágio no país. O estudo é realizado desde 2020, mas com dados a partir de 2018, e abrange jovens de formação técnica ou superior, de todas as cinco regiões do país e se baseia no banco de dados da Companhia de Estágios, que tem mais de 2 milhões de estudantes cadastrados e somou cerca de 30 mil estudantes negros contratados entre 2018 e 2025.

“O estudo se baseou nos dados de mais de mil empresas clientes que contratam jovens através da Companhia de Estágios em todo país. Ao longo dos anos, ao analisar os dados, fica clara a mudança nos requisitos, forma de selecionar e nas metas de diversidade das empresas”, diz Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios.

Um total de 79% dos estagiários negros estão concentrados na região Sudeste, conforme perfil dos estagiários contratados. Deles, 59% são mulheres e a idade média é de 23 anos – um ano acima da média dos estagiários brancos. A predominância feminina, aponta o relatório, reflete também o avanço da presença das mulheres negras em cursos de ensino superior.

Mercado de estágio recebe mais estudantes negros, mas ritmo de crescimento desacelera 

O crescimento mais acentuado foi registrado em 2019, quando as contratações de estagiários negros aumentaram 130% em relação ao ano anterior. Em 2021, o avanço voltou a se destacar, com alta de 106%. Este salto reflete, sobretudo, o impacto das políticas corporativas de inclusão implementadas durante a pandemia e nos anos seguintes.

A partir de 2022, o ritmo de crescimento ganhou uma certa estabilidade, embora ainda seja positivo, com 26,6%, em 2023, e 30%, em 2024. Para Mavichian, a desaceleração indica uma nova fase no mercado. “As empresas já conseguiram atingir quadros equilibrados de estagiários pretos e pardos, como consequência das políticas de inclusão e criação de programas e vagas exclusivas para este público. Desde 2024, o foco tem sido no desenvolvimento desses talentos, retenção e crescimento de carreira”, avalia.

O cenário acompanha o movimento identificado pelo IBGE. Entre 2000 e 2022, a proporção de pessoas pretas com ensino superior completo cresceu 5,8 vezes, enquanto a de pardos aumentou 5,2 vezes. Ainda assim, a desigualdade permanece: 25% dos brancos têm ensino superior completo, contra 12% dos negros. Para Mavichian, esses dados mostram que “a inclusão no ensino superior é um passo importante, mas a inserção no mercado e a ascensão profissional ainda são desafios”.

TI é a área que mais contrata estagiários negros 

Em áreas de atuação, o destaque vai para Tecnologia da Informação, que concentra 8,2% das contratações de pardos e 7,4% das de pretos. Também estão em relevância as áreas Financeira, Administrativa e Industrial, que vêm se tornando importantes vetores da diversidade nas organizações.

Nos cursos com maior representatividade, Administração lidera tanto entre estudantes pretos (12,85%) quanto entre pardos (11,43%). Em seguida aparecem Engenharia Civil, Direito, Psicologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas entre os pretos; e Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Ciências Contábeis entre os pardos.

“Os jovens estão super conectados e acompanhando o que acontece no mercado. Não por coincidência, as áreas de administração, engenharia civil, TI e finanças são as áreas com mais oferta de vagas. Isso aumenta a empregabilidade e a possibilidade dos jovens escolherem boas oportunidades.”, esclarece o CEO da Companhia de Estágios

Tendência nas empresas é redução de critérios de contratação em prol de competências comportamentais 

O levantamento mostra ainda uma mudança no perfil contratado. Em 2018, 77% dos estagiários negros tinham experiência anterior. Em 2025, essa proporção caiu para 45%, sinalizando uma abertura maior das empresas para candidatos sem vivência profissional prévia. “A função do estágio é justamente formar, e não exigir experiência. Essa mudança é um avanço em termos de equidade de oportunidades e mostra que as empresas estão mais conscientes sobre o papel do estágio”, explica Mavichian.

Outros critérios de seleção também estão se tornando menos restritivos. Das vagas oferecidas pela Companhia de Estágios em 2025, 38% não exigiam conhecimento em Excel e 42% não pediam inglês. Isso demonstra que as empresas estão priorizando competências comportamentais e potencial de desenvolvimento, em vez de requisitos técnicos muitas vezes inacessíveis a jovens pertencentes a grupos minoritários.

Mavichian explica que há muito trabalho por trás deste crescimento de contratações de jovens negros. “A Companhia de Estágios atua com Programas de Estágio estruturados. Praticamente todos os projetos têm previsão de treinamentos e avaliação de desempenho. O maior objetivo desse grande esforço é justamenteconseguir efetivar boa parte desses jovens”, diz.  

O executivo também destaca que, se por um lado é responsabilidade das empresas oferecerem oportunidades, por outro, cabe aos estagiários entenderem que a carreira pertence a eles, ou seja, o jovem deve ter compromisso com o seu desenvolvimento, fazendo cursos, pedindo feedback e atuando em projetos. “Isso acelera seu desenvolvimento técnico e de softskills, proporciona exposição nas áreas e faz com que esteja preparado para novas possibilidades de crescimento”, complementa.   

SOBRE A COMPANHIA DE ESTÁGIOS

A Companhia de Estágios é a consultoria mais bem avaliada do segmento. Oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes e  realiza a emissão e administração de contratos de estágio, atuando como agente de integração. Além disso, oferece o programa Jovem Aprendiz, cuidando da formação dos jovens e até da folha de pagamento e benefícios para as maiores organizações do país. Com o propósito de fomentar a entrada de estudantes no mercado e guiar cada vez mais talentos e empresas para o amanhã, tem mais de 2 milhões de candidatos cadastrados em sua base. A empresa usa inteligência artificial, gamificação e processos no metaverso para proporcionar a melhor experiência aos candidatos das mais de 4 mil vagas que gerencia anualmente. É responsável pela construção de programas de atração de talentos para mais de 1000 clientes, no Brasil e América Latina, entre eles, Boeing, Volvo, Pirelli, Clariant, Nissan, Bunge, e Alcoa. Atualmente, a Companhia de Estágios é a consultoria de recrutamento e seleção melhor avaliada pelos candidatos no Google e Facebook (4,9/5) e possui certificação do GPTW de 2020 a 2025.  Em 2021, 2022 e 2024 recebeu o prêmio Fornecedor de Confiança (Melhor RH). Em 2024, foi destaque no prêmio The Best Brands, da Melhor RH, na categoria Recrutamento e Seleção. Foi Top 5 no Top of Mind de RH em 2024 e 2025. Mais informações em www.ciadeestagios.com.br

Tags: CarreiraEstagiáriosJovem Aprendiz
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Fernanda Saad

Fernanda Saad

Jornalista com sólida experiência em comunicação corporativa, produção de conteúdo e assessoria de imprensa. Ao longo da minha carreira, atuei em diferentes segmentos da mídia e do mercado empresarial, desenvolvendo projetos editoriais, entrevistas e estratégias de posicionamento voltadas à construção de reputação e ao fortalecimento de marcas. Tenho um olhar apurado para contar boas histórias e traduzir conceitos complexos em narrativas envolventes. Ao longo dos anos, consolidei-me como uma profissional versátil, ética e comprometida com a precisão da informação e o impacto positivo da comunicação. Atualmente, sou chefe de redação na Editora Global Partners, formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e colunista nos portais Business Moment e C-Level X.

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