• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 31 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

Varejo tem queda de vendas no Brasil em outubro

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (14)

Lucca Magro por Lucca Magro
14/12/2023
em Economia, Mercado, Notícias, Últimas
A A

LEIA TAMBÉM

OpenAI avalia possível IPO com nova estrutura, diz CFO

Tesouro Direto registra R$ 7,1 bilhões em vendas no mês de abril

O varejo no Brasil teve queda de 0,3% em outubro, com base no que foi gerado em setembro, de acordo com dados revelados nesta quinta-feira (14). O resultado é consequência da taxa de juros elevada, principalmente em bens mais duráveis.

A análise da queda no setor já podia ser vista em novembro deste ano, após relatório divulgado pela ICVA, que é da Cielo, empresa de meios de pagamento. A companhia divulgou que as vendas tiveram queda de 4,1% em relação ao mesmo mês de 2022. 

“É possível que o estímulo ao consumo proporcionado pelos empréstimos federais concedidos a pessoas físicas em outubro do ano passado tenha colaborado para uma base de comparação mais elevada”, afirmou Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo.

A nova avaliação foi publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou que o setor opera 4,4% acima do patamar pré-pandemia – período de fevereiro de 2020 -, e 2% abaixo do maior nível da série – que foi alcançado em outubro do mesmo ano. A expectativa dos especialistas era de um avanço de 1,76% em relação ao mesmo mês em 2022, contudo, o ganho foi apenas de 0,2%.

Mesmo com esforços do Banco Central em reduzir a taxa de juros, o mercado recuou em cinco das oito atividades pesquisadas – equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (-5,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,9%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), combustíveis e lubrificantes (-0,7%) e móveis e eletrodomésticos (-0,1%). Todos eles tiveram desempenho negativo no período.

Tags: EconomiaMercadoVarejo
Anterior

Petrobras arremata 29 blocos em leilão do petróleo

Próximo

Brasil dá largada para produção de foguetes nacionais

Lucca Magro

Lucca Magro

Leia também

CFO da OpenAI sinaliza futuro IPO, mas condiciona decisão ao mercado e preparo da empresa
Mercado

OpenAI avalia possível IPO com nova estrutura, diz CFO

por João Pedro Camargo Corenciuc

Os planos de reestruturação da OpenAI abrem caminho para uma potencial oferta pública inicial (IPO) no futuro, mas a decisão...

Leia maisDetails
Venda de títulos do Tesouro Direto totaliza R$ 7,09 bilhões em abril, com forte demanda por títulos indexados à Selic

Tesouro Direto registra R$ 7,1 bilhões em vendas no mês de abril

Mercado de logística digital pode alcançar US$ 155,3 bilhões até 2032, segundo relatório da Allied Market Research

Mercado de logística digital pode alcançar US$ 155,3 bilhões até 2032

O Telegram firmou um acordo de US$ 300 milhões com a xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk

Telegram sela acordo de US$ 300 milhões para integrar Grok

Ações de siderúrgicas caem após governo renovar sistema de proteção considerado ineficaz pelo setor

Renovação de tarifas faz ações de siderúrgicas brasileiras recuarem

Pagamento Recorde: Artistas Brasileiros no Spotify geraram R$ 1,6B em 2024

Artistas Brasileiros no Spotify geraram R$ 1,6 bilhões em 2024

Próximo
Brasil dá largada para produção de foguetes nacionais

Brasil dá largada para produção de foguetes nacionais

IA Generativa revoluciona comércio eletrônico

IA Generativa revoluciona comércio eletrônico

Evite o estresse no trabalho durante o final do ano: 3 dicas essenciais para colaboradores e empresas

64,4% das pessoas sentem que a qualidade de vida piorou ao voltar para o modelo presencial de trabalho, mostra pesquisa

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.