Marcelo Schneider, diretor institucional da BYD, fabricante chinesa de carros, caminhões e ônibus, afirmou no fórum Brazil China Meeting, que a empresa decidiu dobrar a quantidade de empregos que serão gerados na primeira fase da fábrica na Bahia, em Camaçari, de 5 mil para 10 mil.
A companhia, que se expande em formato multinacional, participou do fórum Brazil China Meeting, que ocorre no Mandarin Oriental Hotel, em Shenzhen, na China. De acordo com Schneider, o objetivo da quantidade dobrada de vagas é acelerar a produção de veículos, que devem ocorrer entre o fim de 2024 e o início de 2025.
Em reportagem publicada pelo Valor Econômico, foi apontado que a fabricante irá investir R$ 3 bilhões na primeira fase da fábrica, que terá capacidade de produzir 150 mil automóveis por ano, com previsão de dobrar a operação para 300 mil unidades.
De acordo com a empresa, as vagas foram antecipadas principalmente pelo anúncio do governo brasileiro sobre a retomada do Imposto de Importação sobre carros 100% elétricos e o aumento da taxação para híbridos. A medida estava suspensa desde 2016, mas retornou este ano.