• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 16 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

4 tendências do mercado autônomo para 2024

Segundo pesquisa, autoatendimento saltará de US$ 4,88 bilhões para US$ 13,98 bilhões em sete anos

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
15/01/2024
em Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre

CVC desaba até 15% após balanço do 2º trimestre de 2025

De acordo com o estudo “Self-Checkout System Market Size”, elaborado pela Fortune Business Insights, o mercado global de autoatendimento deve crescer de US$ 4,88 bilhões em 2023 para US$ 13,98 bilhões até 2030. Neste cenário, Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, revela que a estimativa é de que, no Brasil, existam cerca de 10 mil lojas operando neste modelo de negócio e que o segmento continuará em alta. 

“As lojas autônomas não estão mais em fase de descoberta, pelo contrário, hoje, o autoatendimento já é um modelo de negócio consolidado que tende a continuar em expansão devido ao fato de o consumidor moderno valorizar a agilidade e proximidade nas compras”,  explica Córdova. 

Nesta conjuntura, o CEO do market4u, rede classificada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising como a 4ª maior microfranquia do país, lista 4 tendências do mercado autônomo para 2024. Confira:

Social Commerce como atrativo

Utilizando a internet para divulgar o modelo de negócio e ações promocionais de produtos e serviços, o market4u, que faz questão de mostrar a personalidade da empresa nas redes sociais, é prova prática de que o Social Commerce atrai a atenção de potenciais clientes. “Nossa campanha de Dia das Crianças passou das 10 milhões de visualizações em nosso Instagram e gerou grande impacto nas pesquisas pela nossa marca nos mecanismos de busca, trouxe um aumento significativo de síndicos e empresas interessados em adquirir um mercado autônomo”, conta Córdova.

Transformação de pontos de venda em pontos de experiência

De acordo com dados da Business2Community,  divulgados pela Zendesk, 59% dos clientes nunca mais farão negócios com uma empresa na qual tenham vivido uma experiência negativa de atendimento. É neste cenário que o CEO do market4u, alerta para o fato de que os consumidores atualmente buscam não somente pelo produto que está sendo adquirido, mas também por uma experiência completa. “Hoje, mais do que nunca, é necessário aprimorar a jornada de compra, de forma a proporcionar uma experiência excelente, ao ponto de criar um laço emocional com o consumidor”, comenta Córdova.

Layout personalizado

Conforme o relatório “CX Trends 2023”, elaborado pela Zendesk, 70% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem experiências do cliente fluídas, personalizadas e integradas. Neste aspecto, Córdova afirma que um ambiente customizado, organizado e completo é muito mais atrativo para o cliente. “Quando oferecemos espaços singularizados, os clientes passam mais tempo nele, se tornam promotores do modelo de negócio no ambiente em que está instalado. Desta forma, diminui-se o número de furtos e também a taxa de manutenção de equipamentos”, explica o executivo.

Consolidação em ambientes corporativos

Desde o fim da pandemia, as empresas têm enfrentado dificuldades para a volta do trabalho presencial. De acordo com uma pesquisa efetuada entre abril e maio de 2023 pelo Infojobs e o Grupo Top RH, 85,3% dos profissionais brasileiros trocariam de emprego pelo home office. Neste cenário, as corporações têm buscado cada vez mais benefícios considerados diferenciais atrativos e estão enxergando os mercados autônomos como alternativa.

Tags: MarketMercadoTendências
Anterior

CRAS Brasil lidera exportação brasileira de óleo de amendoim

Próximo

Seguro auto encerra 2023 com queda de 12,5% nos últimos doze meses

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre
Mercado

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre

por Jhulia Caballero

O Instituto Foodservice Brasil (IFB) divulgou os resultados do Índice de Desempenho do Foodservice (IDF) referentes a junho de 2025,...

Leia maisDetails
CVC desaba até 15% após balanço do 2º trimestre de 2025

CVC desaba até 15% após balanço do 2º trimestre de 2025

Perspectivas de resultados das Big Techs impulsionam negociações

S&P 500 e Nasdaq atingem máximas históricas com esperanças de corte de juros

B3 fortalece reputação de marca e gera novos negócios com estratégia de Thought Leadership no LinkedIn

B3 tem baixa 2,3% no volume negociado em julho

Startup de IA tenta comprar o Chrome por US$ 34,5 bilhões

Startup de IA tenta comprar o Chrome por US$ 34,5 bilhões

Governo divulga lista de marcas e lotes de café impróprias para consumo

Preço do café recua no IPCA pela primeira vez em 18 meses

Próximo
Seguro auto encerra 2023 com queda de 12,5% nos últimos doze meses

Seguro auto encerra 2023 com queda de 12,5% nos últimos doze meses

Empresa mineira apresenta software com AI inédito

Empresa mineira apresenta software com AI inédito

Atlas Renewable Energy e Votorantim Cimentos assinam contrato de aquisição de energia limpa proveniente de parque solar em Minas Gerais

Atlas Renewable Energy e Votorantim Cimentos assinam contrato de aquisição de energia limpa proveniente de parque solar em Minas Gerais

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.