O Brasil viverá uma onda intensa de calor nos próximos dias, as temperaturas elevadas podem atingir recordes históricos em todas as regiões. Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
Segundo previsão da Metsul Meteorologia, a onda de calor excepcional dos próximos dias apresentará risco à vida, com quebras de recordes absolutos. A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, entre 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, de 2005, de 44,7°C.
O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades.
O calor é um causador “silencioso” de mortes, diferentemente do que ocorre com desastres pela chuva. Os poucos levantamentos sobre mortes associadas ao calor no Brasil estão em alguns estudos epidemiológicos em pesquisas da Medicina e não da Meteorologia. O calor extremo é muito mais mortal do que outros desastres naturais, matando em média mais que o dobro de pessoas por ano do que furacões e tornados combinados, de acordo com dados monitorados pelo Serviço Meteorológico Nacional nos Estados Unidos.
Alerta Laranja
Um alerta laranja é uma notificação ou aviso emitido por autoridades meteorológicas ou de segurança para informar o público sobre condições climáticas ou eventos que representam um risco significativo. Geralmente, um alerta laranja indica uma situação de perigo substancial, mas não tão grave quanto um alerta vermelho, que é o nível mais alto de alerta.
Bolha de Calor
Uma bolha de calor, também conhecida como onda de calor, é um período prolongado de temperaturas extremamente altas em uma determinada região geográfica. Durante uma bolha de calor, as temperaturas diurnas podem subir muito acima da média histórica para a época do ano e as temperaturas noturnas podem não cair significativamente, resultando em noites quentes e desconfortáveis.
As bolhas de calor são fenômenos meteorológicos naturais que podem ocorrer em várias partes do mundo. Elas são causadas por uma combinação de fatores atmosféricos, como alta pressão atmosférica, falta de ventos e inversões térmicas. Essas condições podem levar ao acúmulo de ar quente e estável em uma região, impedindo que o ar mais fresco e úmido se mova e se misture com o ar quente. Esta bolha vai estar com seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.
Fonte de dados: MetSul Meteorologia https://metsul.com/