A Volkswagen se junta à Renault ao reverter seus planos para uma oferta pública inicial (IPO) de sua unidade de veículos elétricos (VEs), devido à desaceleração da demanda e à concorrência intensa no início deste ano. A VW busca investidores externos para sua unidade de bateria PowerCo, enquanto a Renault cancela a IPO de seu negócio de VEs e software Ampere.
Essas mudanças destacam os desafios enfrentados na transição para veículos elétricos diante do arrefecimento da procura. Vários fabricantes adiaram lançamentos e empresas de aluguel estão reduzindo compras, refletindo a incerteza dos investidores no setor automotivo europeu.
O CEO da Renault, Luca de Meo, buscava uma avaliação de até 10 bilhões de euros para o negócio Ampere, mas o IPO foi cancelado devido à melhoria na geração de caixa, tornando desnecessário o financiamento extra proveniente da venda de ações.
Na Alemanha, a Volkswagen não prioriza mais a venda de participação ou uma listagem da PowerCo em 2023 ou 2024, enfrentando dúvidas sobre sua capacidade de produzir baterias em grande escala. A VW está disposta a revisar a estrutura de capital da PowerCo e continua avaliando opções.
Essas dificuldades ressaltam os riscos operacionais na indústria automotiva, especialmente com tecnologias desconhecidas. A luta da VW para desenvolver software internamente atrasou modelos importantes, contribuindo para a demissão do CEO Herbert Diess em 2022.
As montadoras também enfrentam a guerra de preços iniciada pela Tesla e a reversão dos incentivos à compra. Apesar disso, a VW destaca o interesse dos investidores na PowerCo, apesar do crescimento dos veículos elétricos não ser tão acentuado quanto previsto.
A Renault discutirá com parceiros japoneses sobre os planos da Ampere, enquanto De Meo menciona conversas com outras montadoras sobre compartilhamento de plataformas para veículos elétricos. A decisão de cancelar o IPO reflete a disposição da Renault em adaptar sua estratégia às condições do mercado.
Imagem: Bloomberg