• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 18 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

O que esperar do setor de franquias em 2024

Marcas renomadas do mercado são uma boa pedida para quem deseja empreender

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
07/02/2024
em Mercado
A A
Freepik

Freepik

LEIA TAMBÉM

Estudo do Google revela que 90% dos desenvolvedores de videogames usam agentes de IA

Embraer aprova nova capitalização da Eve no valor de R$ 1,6 bilhão

O ano de 2024 promete ser um período de crescimento expressivo para diversas empresas do setor de franquias. Muitas delas têm planos de expansão ambiciosos, visando ampliar a cobertura geográfica da rede e fortalecer a marca em diferentes regiões do país.

O mercado de franquias brasileiro tem uma relevância enorme. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o país chegou a 188.878 operações em agosto de 2023, gerando 1,62 milhão de empregos diretos. Em 2022, o faturamento do setor foi de mais de R$ 211,5 bilhões. Mesmo com esses grandes números, pouco se sabia sobre o perfil dos milhares de empreendedores que investem e operam uma franquia no Brasil. 

Entre os apontamentos da pesquisa está o claro desejo dos franqueados em expandir seus negócios. Realizada pela CommUnit, em parceria com a Hibou, “O Perfil do Franqueado & Multifranqueado” foi concebido como uma ferramenta de consulta e compartilhamento para a tomada de decisão de todos os participantes desse setor: franqueadores, franqueados, fornecedores e parceiros. 

Para 51% dos entrevistados a credibilidade e confiança na rede é o principal ponto analisado na hora de fechar uma parceria. Enquanto 48% veem a estrutura da rede como ponto decisor. E são esses mesmos fatores que incentivam os franqueados a crescerem dentro da marca. A força e tradição somados ao suporte e estrutura da franqueadora são fundamentais para 57% dos pesquisados que pretendem se expandir dentro da própria rede. 

Essa expansão, para mais de 50%, vai acontecer em menos de um ano. E 70% se mostraram interessado em ter outra franquia, mas dentro do mesmo segmento que já atua, enquanto 12% pensam em diversificar. Esse entusiasmo pelo modelo de negócio é resultado da boa receita na operação. Cinco em cada 10 entrevistados estão atingindo suas expectativas de receita. 

Sobre a localização das franquias, a pesquisa mostrou que sete em 10 franqueados responderam que operam em lojas de rua (69%), enquanto os Shopping Centers são responsáveis por 35% das unidades e 19% em Centros Comerciais. 

Tags: EmpreendedoresFranquiasMercado
Anterior

Participação dos salários no PIB brasileiro caiu 12% 

Próximo

Banco Safra compra Guide Investimentos

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Spotify e Paramount assinam acordo para usar novo chip de nuvem
Inteligência Artificial (IA)

Estudo do Google revela que 90% dos desenvolvedores de videogames usam agentes de IA

por João Pedro Camargo Corenciuc

Uma pesquisa recente do Google Cloud mostrou que 87% dos desenvolvedores de videogames estão utilizando ferramentas de inteligência artificial (IA)...

Leia maisDetails
Embraer recebe R$ 200 milhões do BNDES para protótipo de eVTOL

Embraer aprova nova capitalização da Eve no valor de R$ 1,6 bilhão

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre

Vendas no foodservice crescem 4% no primeiro semestre

CVC desaba até 15% após balanço do 2º trimestre de 2025

CVC desaba até 15% após balanço do 2º trimestre de 2025

Perspectivas de resultados das Big Techs impulsionam negociações

S&P 500 e Nasdaq atingem máximas históricas com esperanças de corte de juros

B3 fortalece reputação de marca e gera novos negócios com estratégia de Thought Leadership no LinkedIn

B3 tem baixa 2,3% no volume negociado em julho

Próximo
Banco Safra compra Guide Investimentos

Banco Safra compra Guide Investimentos

V1 investe R$ 800 mil em tecnologia para aprimorar experiência do cliente

V1 investe R$ 800 mil em tecnologia para aprimorar experiência do cliente

Tarcila Ursini é nomeada Copresidente do Conselho Deliberativo do Sistema B Brasil

Tarcila Ursini é nomeada Copresidente do Conselho Deliberativo do Sistema B Brasil

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.