• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 4 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Contratação assertiva é um desafio para 80% das empresas

Especialista pontua ações necessárias para os gestores superarem estas dificuldades

Marcela Faita por Marcela Faita
28/02/2024
em Empresas, Mercado
A A
Divulgação

Divulgação

LEIA TAMBÉM

Starbucks vende 60% de sua operação na China

Embraer apresenta sólidos resultados no 3º trimestre

Uma pesquisa da ManpowerGroup, revelou que, em 2023, 80% dos empregadores brasileiros relataram dificuldades para contratar novos colaboradores para as empresas. Ainda de acordo com o levantamento, no mundo, o percentual chega a 77%, ou seja, a dificuldade de contratar atinge 4 a cada 5 empresas.

Sem dúvidas, realizar uma boa contratação é essencial para o funcionamento dos negócios e sucesso das organizações. Segundo Maria Eduarda Silveira, headhunter e sócia fundadora da Bold HRO, de recrutamento especializado e desenvolvimento organizacional, como mostra a pesquisa, esta é uma tarefa importante e ao mesmo tempo desafiadora. 

“Para que a contratação seja assertiva, ela deve ser bem estruturada, garantindo um retorno positivo. O primeiro passo é identificar a real necessidade de abrir uma nova vaga dentro da empresa”, explica a especialista.

De acordo com a headhunter, a nova contratação precisa partir da necessidade e dos objetivos da empresa. “É preciso que o RH, líderes e gestores tenham em mente as respostas das seguintes perguntas: O que o meu negócio precisa? O que a empresa quer atingir? A partir disso, desenhamos um organograma para traçar o perfil de candidato ideal”.

Segundo Maria Eduarda, com estas respostas, a empresa conseguirá partir para a segunda etapa, que é construir o perfil do candidato certo. “Quais são os profissionais que a empresa precisa ter para atingir esse objetivo? Quais são as habilidades necessárias para desempenhar bem este papel? Assim, teremos mais clareza na hora da contratação e aí podemos partir para os pontos mais técnicos sobre os requisitos da vaga e experiências necessárias”, diz a especialista.

No entanto, a headhunter destaca que muitas empresas estão preocupadas somente com as habilidades técnicas, esquecendo-se de que é indispensável analisar as habilidades comportamentais daquele candidato. 

“Como ele age perante as dificuldades, como resolve, como lidera, como interage com as outras pessoas. Isso é muito valioso para qualquer cargo. Por exemplo, se a rotina exige mais trabalho em equipe, é preciso avaliar se o candidato realiza ações colaborativas. Se for um cargo que exija cumprimento de metas, será necessário verificar como aquela pessoa lida com desafios, e assim por diante”, explica Maria Eduarda.

Por fim, a especialista diz que um pilar fundamental para a contratação assertiva é o fit cultural, que deve ser compreendido tanto pelo candidato quanto pela organização. 

“Para se candidatar a uma vaga, é preciso que o profissional entenda o funcionamento da empresa, principalmente quais são os comportamentos mais valorizados. Assim, ele entenderá onde está se candidatando e o que será esperado dele dentro daquela empresa. Do lado da organização, ressalto, mais uma vez, que será necessário avaliar se realmente o candidato se identifica com o perfil e metas do negócio”, conclui.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as principais notícias semanalmente.

Anterior

Inclusão do ESG em empresas de tecnologia: compromisso amplo com a comunidade

Próximo

Férias & Co. anuncia a chegada de novo CTO

Marcela Faita

Marcela Faita

Leia também

Starbucks acelera implementação de novo modelo de atendimento para impulsionar vendas
Mercado

Starbucks vende 60% de sua operação na China

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Starbucks anunciou nesta segunda-feira, 3, a formação de uma joint venture com a empresa de investimentos chinesa Boyu Capital...

Leia maisDetails
Embraer entregou 75 aviões no 4º trimestre 

Embraer apresenta sólidos resultados no 3º trimestre

Cosan vive sessão histórica de perdas na Bolsa

Oferta de R$ 9 bilhões marca estreia da Cosan e companhia já planeja nova emissão

XP ajusta projeções e vê Ibovespa a 155 mil pontos

Ibovespa vai a inéditos 150 mil pontos em sexto recorde 

Ball amplia média global do índice de conteúdo reciclado de 61% para 74%

Ball divulga resultados do terceiro trimestre de 2025

Klabin registra lucro de R$ 585 milhões no 2T25 e distribui R$ 306 milhões em dividendos

Klabin tem queda de 34% no lucro do terceiro trimestre 

Próximo
Férias & Co. anuncia a chegada de novo CTO

Férias & Co. anuncia a chegada de novo CTO

Eason Cai é o novo CEO da TCL SEMP

Eason Cai é o novo CEO da TCL SEMP

Osten Group firma parceria com a startup ESG Now  

Osten Group firma parceria com a startup ESG Now  

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.