A Lwart Soluções Ambientais, empresa 100% brasileira líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado, anuncia a captação de R$ 500 milhões por meio de debêntures verdes, que serão aplicados em iniciativas e projetos elegíveis, conforme seu Framework de finanças verdes, com destaque para a ampliação de suas instalações para o rerrefino de OLUC. Os bancos que lideraram a emissão foram Itaú BBA, Santander, Safra e Alfa.
O Framework de finanças verdes da companhia que dá amparo a esta captação apresenta as seguintes categorias de projetos, investimentos e despesas elegíveis: energia renovável, prevenção e controle da poluição, produtos, tecnologias e processos de produção adaptados à economia circular e edifícios verdes. O documento foi considerado pela Sustainable Fitch, contratada como provedora de segunda opinião, como excelente, confirmando o seu alinhamento às melhores práticas de mercado e às regras da International Capital Markets Association (ICMA).
Flávio Vidigal de Capua, CFO da Lwart Soluções Ambientais, destaca que a forte agenda ESG da companhia contribuiu para que o framework fosse considerado como excelente em seu alinhamento às melhores práticas do mercado. “A alta aceitação do mercado de capitais pelas debêntures é um atestado de nossa capacidade e legitima a nossa credibilidade como empresa que valoriza o desenvolvimento econômico sustentável”, afirma o executivo, que complementa: “100% dos recursos captados nesta emissão serão destinados a novos investimentos de capex ESG da empresa. Esses investimentos trarão significativo impacto ambiental positivo, promovendo a economia circular e contribuindo para a redução da poluição”.
A Gerente de Controladoria e Finanças, Ronise Zago, complementa: “Temos grande compromisso com a sustentabilidade, responsabilidade social, ética e compliance. Está na nossa cultura, no nosso jeito de ser e de fazer negócio. Temos evoluído ano após ano, estabelecendo e buscando metas arrojadas, sempre alinhadas ao plano da companhia e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. O sucesso na captação do recurso nos enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo”.