A alimentação ideal para cada fase da vida da mulher

No mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher, nutricionista destaca a importância da alimentação equilibrada

Divulgação

Analisando todas as etapas da vida da mulher, fica claro que a alimentação e o estilo de vida desempenham papéis significativos no aparecimento de doenças, na fertilidade, nas intercorrências e, especialmente, no bem-estar e qualidade de vida – muito mais do que nos homens.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a adolescência é uma das fases cruciais na vida da mulher, abrangendo dos 10 aos 19 anos. Nesse período, ocorrem mudanças significativas, como o crescimento, maturação óssea e sexual, e a chegada da menarca. A influência da alimentação e estilo de vida pode até antecipar essa fase em até 3 a 4 anos.

Fernanda Larralde, nutricionista especializada em Saúde da Mulher, ressalta que as mulheres apresentam peculiaridades marcantes, como o tamanho menor do coração, veias e artérias, além de maior percentual de gordura, necessária para a produção de hormônios sexuais. Essas particularidades são cruciais ao longo das diferentes fases da vida da mulher.

Manter uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios desde jovem, aliadas a um sono adequado, trazem benefícios à saúde a longo prazo. Todos os grupos alimentares devem ser contemplados, incentivando o consumo de alimentos naturais e evitando os ultraprocessados.

Na fase adulta, dos 20 aos 59 anos, cuidados com a alimentação e hábitos saudáveis devem ser mantidos e aprimorados, com acompanhamento médico e nutricional. Isso garante a manutenção da saúde ao longo da vida e pode facilitar a gestação, se desejada.

A fase do climatério, transição para a menopausa, também demanda atenção especial. Estudos indicam que a dieta pode influenciar o início da menopausa, com alimentos como peixes gordurosos associados a um atraso nesse processo. Por outro lado, massas e grãos refinados podem antecipá-lo.

A Bio Mundo, especializada em produtos naturais e nutrição, oferece uma vasta gama de opções para promover uma alimentação saudável ao longo da vida. Além disso, a suplementação tornou-se uma prática comum entre as mulheres, complementando a dieta e garantindo a ingestão adequada de nutrientes.

Os bons hábitos desde jovem e mantidos ao longo da vida influenciam positivamente o funcionamento do organismo. Cuidar da saúde por meio da alimentação, suplementação e acompanhamento médico é essencial para garantir bem-estar, qualidade de vida e longevidade para todas as mulheres.

Sair da versão mobile