A Comissão Federal do Comércio acusa Amazon de monopolizar preços  

A agência de proteção dos consumidores dos Estados Unidos afirma que a gigante empresa usa seu poder para aumentar preços e prejudicar concorrentes.

Divulgação/ Amazon

A Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (FTC) processou a Amazon, acusando a empresa de usar táticas ilegais de controle das compras online com a intenção de neutralizar a concorrência, aumentar os preços para os consumidores e aumentar os custos para os vendedores.

A FTC denunciou que a Amazon controla os preços dos seus concorrentes e, na prática, os aumenta aos consumidores. Ele observou que a Amazon desencorajava vendedores terceirizados em seu site a oferecer descontos em outros sites, controlando uma peça-chave do espaço on-line, uma área em seu site conhecida como “Caixa de Compra” ou “Oferta em Destaque”. Esta área da página de um produto convida os usuários a “Adicionar ao carrinho” ou “Comprar agora” e é um dos principais impulsionadores de vendas.

Foi mencionado no processo que vender na Amazon é tão importante para os vendedores que eles retiram descontos em outros sites para recuperar a oferta em destaque na Amazon. A FTC acrescenta que esta prática aumenta os preços para os consumidores e torna mais difícil para outros sites competirem em preços.

A Amazon argumentou que não queria promover maus negócios aos seus clientes e que se tivesse que mudar as suas políticas, “teríamos que parar de fazer muitas das coisas que fazemos para oferecer e enfatizar preços baixos”.

A opção de entrega Prime também foi citada no processo,  FTC disse que a Amazon coage os vendedores a usarem seus vastos serviços de atendimento e entrega se quiserem ter sucesso, aumentando os preços para os clientes e bloqueando a concorrência. A comissão afirma que a utilização dos serviços de distribuição da Amazon é condição para que um produto seja enviado de forma rápida e gratuita aos clientes assinantes do programa de adesão Prime da Amazon. 

Esses produtos trazem o logotipo “Prime” e são mais fáceis de encontrar no site da Amazon. “A designação Prime torna os produtos dos vendedores mais fáceis de encontrar e, portanto, mais propensos a serem comprados”, disse a FTC. Estima-se que 170 milhões de americanos sejam membros Prime, tornando essencial o atendimento pelos serviços da Amazon, de acordo com o processo.

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