A cultura do feedback eficaz nas empresas

Grandes companhias tem investido na construção de um ambiente saudável de trabalho

Críticas, comentários e elogios, quando estruturados de maneira construtiva, são componentes essenciais para o desenvolvimento, tanto do profissional quanto de uma empresa. Tudo isso faz parte da cultura de feedback, que é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma organização, já que cria um ambiente seguro para o diálogo entre o líder e o colaborador. Bons feedbacks são considerados o ponto alto em uma gestão de pessoas eficientes. Retornos bem dados permitem aos profissionais compreenderem mais precisamente o que é esperado deles, além disso, estes feedbacks também ajudam na motivação dos funcionários, fazendo com que se sintam valorizados.

 É o que explica Fernanda Baldívia, Head de Permanent Recruitment, vertical do Grupo Adecco, líder mundial em recursos humanos, que discute sobre como implementar esta cultura de forma eficaz. “O profissional precisa se sentir seguro e confortável para compreender que essa prática é positiva”, explica. Ela enfatiza a importância de conhecer a equipe, entender seus pontos fortes e pontos de melhoria, suas necessidades e anseios e o que os motiva no dia a dia. “Dessa forma, fica mais fácil fazer uma abordagem assertiva e agradável”, diz.

Fernanda destaca a importância da construtividade no feedback. “O líder hoje precisa fortalecer a característica de empatia e trabalhar na forma de dar este retorno ao profissional. Não se trata de não dar o feedback e sim de exercitar a melhor forma de fazê-lo”, orienta. Além disso, ela ressalta a importância dos elogios. “O feedback positivo é fundamental, enfatizar qualidades e conquistas reconhece o trabalho já realizado e motiva para a continuidade deste”.

Ela completa destacando que o feedback também deve vir do profissional, que precisa ter a oportunidade de falar sobre o que observa na organização. “De ambos os lados, o feedback eficaz é aquele que é construtivo e oportuno, baseado em comportamentos observáveis e não em julgamentos pessoais”, aponta.“Os líderes também devem estar abertos a receber feedback. Isso cria um ambiente de respeito mútuo e melhora o clima organizacional”, finaliza. Feedbacks são essenciais em empresas que desejam implantar uma cultura de melhoria contínua em seus processos e serviços. Eles ajudam a empresa a crescer, mas também permitem aos funcionários evoluir e realinhar seu trabalho e postura quando necessário e antes de se chegar no limite.

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