• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 15 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

A DIFÍCIL ARTE DE DESCOBRIR A MOTIVAÇÃO DE ALGUÉM

Redação por Redação
11/02/2024
em Carreira
A A

LEIA TAMBÉM

Jovens brasileiros vivenciam intercâmbio internacional sobre cooperativismo

Público 50+ assume protagonismo e redefine padrões de consumo e inovação

Por: Silvio Celestino

Em uma impactante convenção de uma grande empresa farmacêutica, surgiu um debate essencial sobre o que realmente motiva as pessoas no ambiente de trabalho. Enquanto alguns apontavam o dinheiro como seu principal motivador, outros se inclinavam pelo conhecimento ou pelos desafios a serem superados. Esta diversidade de respostas revelou uma verdade fundamental: a motivação é profundamente pessoal e varia de indivíduo para indivíduo.

Esta lição nos ensina que não existe uma resposta única para a questão da motivação. Executivos eficazes reconhecem essa realidade e se dedicam a entender as motivações individuais de cada membro de sua equipe. Eles compreendem que, mesmo que os fatores motivacionais estejam presentes, a motivação plena só é alcançada quando combinada com outros elementos essenciais, como o esforço, o desempenho, o valor do projeto e o significado do resultado para o indivíduo.

Portanto, a motivação é uma equação complexa, onde a falta de qualquer elemento resulta em desânimo. Isso sublinha a importância de gestores que se questionam sobre o valor que veem em seu trabalho e na empresa, e que compartilham e instigam essa reflexão em suas equipes.

Histórias reais de liderança, como a de um presidente de empresa que, ao perceber que o dinheiro não era o único motivador, adaptou os prêmios aos diferentes interesses dos departamentos, melhorando significativamente o clima organizacional.

Ou a de um gerente de formação em engenharia que precisou ver a falta de lógica em sua resposta emocional a um grave problema como um caminho para recuperar o ânimo.

Estes casos reforçam a ideia de que a motivação é um fator estratégico vital para o sucesso empresarial. Líderes devem reconhecer e valorizar as diferenças individuais, oferecendo desafios e recompensas alinhadas aos diversos motivadores de sua equipe. Assim, ao invés de assumir que todos são motivados pelas mesmas razões, os líderes devem se empenhar em descobrir e fomentar os motivadores únicos de cada pessoa, garantindo um comprometimento profundo e duradouro com a empresa.

Silvio Celestino – Sócio-Diretor

Silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

Alliancecoaching.com.br

Anterior

“Se sua empresa não escolhe conscientemente ser parte da cura, será parte da dor”. Raj Sisodia e Michael J. Gelb.

Próximo

Novo Plano Diretor é impulso para mais construções sustentáveis em SP

Redação

Redação

Leia também

Jovens brasileiros vivenciam intercâmbio internacional sobre cooperativismo
Carreira

Jovens brasileiros vivenciam intercâmbio internacional sobre cooperativismo

por João Pedro Camargo Corenciuc

Entre os dias 29 de agosto e 10 de setembro, 18 jovens – entre colaboradores e associados da Central Sicredi...

Leia maisDetails
Público 50+ assume protagonismo e redefine padrões de consumo e inovação

Público 50+ assume protagonismo e redefine padrões de consumo e inovação

Habilidades do Futuro e o Caso da Danone: convergência entre capital humano e estratégia ESG

Habilidades do Futuro e o Caso da Danone: convergência entre capital humano e estratégia ESG

Agência Kiwee anuncia Cris Lima como CCO e Sócio em meio ao crescimento recorde de R$ 37,9 bilhões do mercado de publicidade digital

Agência Kiwee anuncia Cris Lima como CCO e Sócio em meio ao crescimento recorde de R$ 37,9 bilhões do mercado de publicidade digital

Trabalhadores “multiempresa” transformam o mercado e desafiam modelos tradicionais de gestão

Trabalhadores “multiempresa” transformam o mercado e desafiam modelos tradicionais de gestão

LinkedIn doa R$2,5 milhões para organizações brasileiras que combatem a desigualdade econômica

LinkedIn ganha força como porta de entrada para o mercado internacional

Próximo
Novo Plano Diretor é impulso para mais construções sustentáveis em SP

Novo Plano Diretor é impulso para mais construções sustentáveis em SP

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: conheça personalidades que mudaram o mundo por meio da pesquisa

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: conheça personalidades que mudaram o mundo por meio da pesquisa

Empresas britânicas intensificam aquisições no Brasil

Empresas britânicas intensificam aquisições no Brasil

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.