De engenheiro a líder global, Denis Caldeira passou por Google, Meta e fundou a Caldeira Growth
Engenheiro de formação, Denis Caldeira nunca atuou na área, mas se pudesse voltar no tempo faria o curso novamente, porque, segundo ele, trata-se de um campo de conhecimento que lhe permite ter uma visão holística sobre o mundo.
O interesse por experimentar de tudo um pouco para assim obter uma compreensão mais abrangente das coisas acompanha Denis desde a infância, quando estudava e lia livros de variadas temáticas, fortalecendo-se na vida adulta com suas escolhas profissionais e o perfil de carreira que construiu.
Nascido em São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo, criado em São Bernardo do Campo, Denis deu o pontapé inicial de sua trajetória profissional ao se formar como técnico em eletrônica. “Minha família não era de muitas posses e o colégio técnico surgiu como uma oportunidade para eu ter uma profissão”, conta.
Como técnico conseguiu seu primeiro emprego, um estágio na CTBC, empresa operadora de telefonia do Grande ABC e Alto Tietê, que em 1998 foi privatizada e tornou-se a Telefônica e depois a Vivo. “Lá, entrei para atuar como técnico de centrais telefônicas, mais especificamente examinador de cabos, um trabalho bastante braçal, que exigia pouco do meu intelecto”, relembra.
Buscando maiores desafios, ele prestou vestibular e foi aprovado para cursar engenharia elétrica na FEI. Um orgulho para seus pais, já que foi o primeiro de toda a família a fazer um curso superior. Eles nem podiam imaginar que a formação acadêmica de Denis não pararia por aí. Ele ainda conquistaria um MBA em Economia pela USP, em 2005, e master em Engenharia Econômica e Administração pela Universidade Pierre Mendès, localizada em Grenoble, na França, no ano de 2013.
Depois de formar-se em engenharia elétrica, Denis tornou-se apto a se candidatar a vagas melhores que exigiam terceiro grau completo. Durante os 11 anos que permaneceu na Telefônica, o engenheiro passou por diversas áreas: desde suporte e consultoria técnica até comercial, com ênfase em planejamento, colocando em prática seu perfil irrequieto que buscava saber de tudo um pouco.
“Essa carga de experiências melhorou a minha capacidade cognitiva, propiciando com que eu resolvesse problemas mais complexos dentro da empresa. Assim, consegui pular etapas e chegar a lugares inimagináveis tendo em vista a minha origem”, diz.
Para quem iniciou como examinador de cabos, chegar à área de negócios de atacado, que lhe permitia trabalhar calculando a viabilidade econômica e financeira de novos projetos, foi um progresso e tanto. Mal imaginava Denis que sua carreira decolaria ainda mais.
Ele conta que, aos 27 anos, diante de uma mudança estrutural da empresa, foi levado a optar por duas novas áreas: inteligência de negócios e orçamento. “Minha preferência era por inteligência de negócios, mas escolhi orçamento visando a empregabilidade”, conta. E foi justamente essa escolha que o levou para uma nova paragem: a Google.
Ainda na Telefônica, o engenheiro colocou em prática um sonho antigo: empreender. Em 2006, fundou a Caldeira Trading, empresa especializada em educação financeira no mercado de ações, na qual chegou a treinar 150 pessoas em análises técnicas, incluindo os executivos principais da Sonangol, empresa estatal do ramo petrolífero em Angola.
“Mesmo obtendo um certo sucesso, acabei encerrando as atividades porque percebi que não conseguiria conciliar a minha atuação como palestrante e educador financeiro com as demandas da Google”, relata.
Por sua experiência na Telefônica, Denis foi contratado para ser o responsável pela área de orçamento para a América Latina na Google. Mas sua curiosidade e inquietação fizeram com que mudasse de área somente após três anos de empresa. “Do setor financeiro migrei para o comercial para atuar na área de pós-venda de experiência do cliente da Google Brasil”, conta.
Depois de três anos nesse projeto, mudou-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, a fim de cobrir um gerente por três meses. “Apesar do curto período, obtive excelentes resultados, muito acima de todos os meus pares americanos”, diz.
Ao voltar dos Estados Unidos, mais uma ascensão na carreira: Denis foi contratado pelo Facebook para atuar como head de serviço ao cliente para a América Latina. “Tratava-se basicamente de uma função que eu já exercia na Google, mas com uma abrangência maior, pois referia-se a toda América Latina e não somente ao Brasil”, explica.
Em três anos, o engenheiro conquistou duas promoções, sendo a última para ocupar o cargo de diretor para pequenas e médias empresas, responsável por uma receita de R$ 10 bilhões ao ano. “Muito maior do que a de muitas organizações brasileiras”, complementa.
Sentindo que não poderia dar vazão a sua veia generalista, após sete anos de Facebook decidiu mudar novamente, transferindo-se para a proptech Quinto Andar, para ser vice-presidente de vendas e experiência do cliente. Posteriormente, foi contratado pela fintech colombiana Addi, com o desafio de construir e estruturar do zero toda operação de vendas da empresa para o Brasil.
A vontade de empreender, contudo, nunca o abandonou, e em agosto de 2022 abriu a sua própria empresa, a Caldeira Growth, onde oferece consultoria estratégica e de crescimento para empresas de médio e grande porte, baseado em um método próprio de diagnóstico, análise e soluções.
Mas como seu espírito é irrequieto e sua vontade de angariar experiências sempre fala mais alto, concomitantemente ao seu trabalho de consultor, atua como conselheiro em várias instituições e empresas. Sua primeira experiência nessa função aconteceu em 2019, quando ainda trabalhava no Facebook.
Na ocasião, foi membro do conselho consultivo da Generation Brazil, ONG braço da McKinsey & Co. Mais recentemente foi conselheiro consultivo do Cruzeiro SAF, integrou o conselho de administração da Cimed e o conselho deliberativo do MASP, este último junto a nomes como Henrique Meirelles, ex-ministro da Economia; acionistas do Banco Itaú, família Setúbal; e acionistas do grupo GPA, família Diniz.
Na atualidade, é conselheiro do Instituto Tiago Camilo e da Sura, uma das empresas de seguro mais importantes da Colômbia.
Sobre Denis Caldeira
Ao longo de quase três décadas, Denis Caldeira de Almeida acumula a prática e o amor aos estudos para entregar caminhos de sucesso aos empreendedores. Liderou organizações de peso dentro de empresas como Telefônica, Google e Meta. Nesta última, foi o responsável pela organização de pequenas empresas para América Latina e receita na ordem de R$ 10 bilhões.
Estudou engenharia elétrica na FEI, MBA em economia na USP, engenharia econômica na Universidade de Grenoble, além de treinamentos de estratégia e negócios em Wharton, Kellogg e Columbia.
Fundador da Caldeira Growth, consultoria estratégica especializada em crescimento empresarial, gestão e transformação cultural, ajuda empresas a escalarem suas operações e aumentarem sua competitividade.
Como conselheiro de empresas, já fez parte do board de grandes organizações, entre elas Cimed, MASP, Cruzeiro SAF e Sura Seguros.