Ação da dona do Ozempic desaba 20% com novo CEO 

As ações da gigante farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, conhecida mundialmente pelo popular medicamento para diabetes Ozempic, registraram uma queda acentuada de mais de 20% nesta terça-feira. A desvalorização chegou a 25% por volta das 7h44 (horário de Brasília), logo após a empresa anunciar a revisão de suas projeções de vendas e lucro para o ano.

A queda reflete as expectativas de um crescimento mais fraco para o Wegovy, o medicamento de sucesso da empresa contra a obesidade, especialmente no crucial mercado americano.

A Novo Nordisk agora prevê um crescimento de vendas para o ano inteiro entre 8% e 14% a taxas de câmbio constantes, uma redução significativa em relação à meta anterior de 13% a 21%. O lucro operacional também foi impactado, com a nova projeção variando entre 10% e 16%, abaixo dos 16% a 24% anteriormente estimados.

A turbulência no mercado de ações coincide com a nomeação de Maziar Mike Doustdar como novo CEO da empresa, sucedendo a surpreendente saída de Lars Fruergaard Jørgensen em maio. A empresa atribui a perspectiva mais baixa à previsão de um crescimento de vendas mais fraco para o Wegovy e o Ozempic nos EUA no segundo semestre.

Em comunicado, a Novo Nordisk justificou a revisão para o Wegovy nos EUA citando “o uso persistente de compostos GLP-1, a expansão de mercado mais lenta do que o esperado e a concorrência“. Esta é a segunda vez que a empresa rebaixa suas projeções em 2025, após uma revisão em maio devido a vendas abaixo do esperado no primeiro trimestre.

O mercado aguarda agora o relatório completo de vendas do segundo trimestre, que será divulgado em 6 de agosto, para ter uma visão mais clara do desempenho da farmacêutica.

Sair da versão mobile