As ações do Magazine Luiza registram queda de cerca de 4% em primeira sessão sendo negociadas ex-grupamento na proporção de 10 para 1. Às 11h15 (horário de Brasília), os papéis caíam 5,68%, a R$ 12,45. Na sexta-feira, as ações fecharam com queda de 7,04%, fazendo com que, com o ajuste, os papéis passassem a valer R$ 13,20 após o pregão.
O processo de grupamento de ações, também conhecido como “reverse split” ou “consolidação de ações”, é uma operação realizada por uma empresa para reduzir o número de ações em circulação, aumentando proporcionalmente o valor individual de cada ação. Isso é feito através da redução do número de ações em circulação, geralmente combinando várias ações em uma única ação com um valor proporcionalmente maior.
O grupamento de ações ocorre em meio a uma forte queda de cerca de 40% das ações MGLU3 no ano. Esse declínio pode ser atribuído ao cenário de juros ainda altos na economia, ao cenário de consumo ainda desafiador e à crescente competição no setor. No entanto, é importante notar que a empresa tem registrado melhores margens nos últimos trimestres, o que pode indicar um potencial de recuperação no longo prazo.
O grupamento de ações do Magazine Luiza foi decidido em março e aprovado pelo conselho da companhia um mês depois, na tentativa de reduzir a volatilidade dos papéis MGLU3 na B3.