As ações da Oracle subiram mais de 10% na terça-feira, impulsionadas pelos resultados positivos do primeiro trimestre, que foram beneficiados pelo esforço da empresa para incorporar inteligência artificial em seus produtos de serviços em nuvem. Esse impulso ajudou a diminuir a diferença com os líderes de mercado.
Embora a Oracle tenha entrado tardiamente no mercado de nuvem, seus rápidos investimentos em IA têm tornado seu software uma opção atraente para empresas que buscam otimizar suas operações.
A receita dos produtos de nuvem da Oracle, considerada uma opção menos dispendiosa em comparação com a da Microsoft, aumentou 21%, alcançando US$ 5,6 bilhões no primeiro trimestre. Além disso, a receita total da empresa chegou a US$ 13,31 bilhões, superando as estimativas.
Se os ganhos atuais das ações se mantiverem, a Oracle deverá adicionar cerca de US$ 39 bilhões ao seu valor de mercado. As ações da empresa subiram mais de 32% este ano, enquanto as da Microsoft e da Amazon aumentaram 8% e 15%, respectivamente.
Atualmente, as ações da Oracle estão sendo negociadas a uma relação preço/lucro futura de 21,30, em comparação com 29,81 para a Microsoft e 31,50 para a Amazon. Desde segunda-feira, pelo menos 10 corretoras ajustaram suas estimativas de preço-alvo para as ações da Oracle.
A Oracle está formando parcerias com provedores de serviços de nuvem rivais para facilitar a conexão de dados entre diferentes fornecedores. Na segunda-feira, a empresa anunciou uma parceria com a Amazon Web Services, após ter assinado um acordo semelhante com o Google Cloud da Alphabet em junho. Essas colaborações visam simplificar para os clientes a integração de seus dados em múltiplos ambientes de nuvem.