Dr. Antonio Verrastro Neto conta como equilibra carreira e família, e prova que é possível aliar excelência clínica, espírito empreendedor e impacto social em um dos mercados mais competitivos do país.
Basicamente, a minha família integra o negócio. Começo às 7h30, saio tarde da noite e trabalho aos sábados. Consigo aproveitar os fins de semana com as minhas filhas Catarina Rodrigues Moreira Verrastro e Manuela Rodrigues Moreira Verrastro, e moro perto do consultório, sinto-me em casa.
Gosto muito do que faço — há paixão envolvida em cada etapa da minha carreira, e vivo intensamente essa jornada. As metas e conquistas me motivam diariamente. Para manter o equilíbrio, busco cultivar uma rotina saudável, com exercícios físicos que me ajudam a relaxar e recarregar as energias.
Pratico boxe, aprecio a velocidade — enfim, tudo que envolve adrenalina me impulsiona. Vejo uma forte conexão entre o esporte e o meu trabalho, já que a prática esportiva exige disciplina, raciocínio rápido e planejamento estratégico.
Quero ser lembrado pelo caminho que estou seguindo, de como edifiquei um negócio prestigioso aos 35 anos, à frente de uma equipe de 40 pessoas. Ressaltando como, além de excelente dentista, sigo logrando conquistas como empreendedor, sem jamais ter me deparado com um processo sequer.
Trata-se de constituir um legado proeminente — se servir de espelho para as minhas filhas, terei a certeza de que fiz tudo certo. Gostaria muito que elas seguissem o mesmo caminho.
O sucesso não acontece por acaso — ele é construído com coragem, visão e ação diária.
Pondero como, no mundo contemporâneo, é viável potencializar uma profissão tradicional, responsável por causar amplo impacto positivo na sociedade, por meio do empreendedorismo. Cirurgião dentista por formação, logo notei como detinha habilidades intrínsecas para ir além, priorizando relações interpessoais, o poder do marketing, sempre amparado pela ousadia e confiança.
Natural de São Paulo, nasci em 1989, sendo que o meu pai Alfredo era comerciante, enquanto a minha mãe Fátima atuava em uma empresa. Caçula de três filhos, enfatizo como todos dedicaram suas vidas à área da saúde, haja vista que minha irmã é médica e meu irmão também é fdentista. No entanto, desde jovem me destaquei por ter desenvolvido o viés empreendedor.
Inicialmente, almejava ser médico, mas, em função das dificuldades financeiras, optei por cursar Odontologia. Concluí o Ensino Médio precocemente, antes de completar 17 anos, enfim, não detinha a maturidade necessária para me dedicar ao vestibular. As faculdades particulares eram muito caras e a Odontologia acabou sendo um caminho mais viável de percorrer.
Mesmo direcionando os meus esforços por outra trajetória, obtive enorme êxito durante o período acadêmico, inclusive, sendo reconhecido com prêmios de excelência, além de ter sido eleito o melhor de cirurgia geral da turma.
A importância de conciliar o conhecimento acadêmico com uma abordagem empreendedora
Necessitei cerca de seis anos para alcançar sucesso no propósito de conciliar a profissão com o perfil empreendedor, amealhando enorme sucesso no que me propus a realizar.
Logo após me formar, em 2012, emendei uma pós-graduação e, na sequência, realizei o mestrado. Portanto, até 2016, me dediquei enfaticamente ao aprimoramento, em prol de me diferenciar no mercado, ciente que precisava do reconhecimento.
Escutava bastante como demandaria tempo para conseguir ganhar dinheiro, porém, sabia que dispunha do potencial de atingir meus objetivos velozmente – o que de fato ocorreu. Sempre demonstrei ampla facilidade de comunicação e, ao assimilar novos conhecimentos, isso contribuiu para a abertura de portas relevantes.
Iniciei as minhas atividades em clínicas populares, sendo que, na pós-graduação de implantodontia, logo no primeiro dia do curso, o professor responsável gostou bastante da minha desenvoltura prática. Assim, tudo começou a se desenvolver e recebi uma bolsa, algo singular para solidificar o começo da trajetória.
Neste período, passei a priorizar a área de reabilitação, na qual sou especialista. Após seis meses de curso, recebi uma oferta de emprego desse docente, o que mudou completamente a minha realidade.
Além disso, essa oportunidade me conduziu a realizar um mestrado para obter a capacitação de assinar o curso de pós-graduação, para também lecionar, com apenas 24 anos, fase na qual publiquei artigos notáveis.
Não tardou para sentir como detinha o perfil de ser o dono do negócio, mesmo não o sendo. Tal percepção me fez analisar como a parte financeira estava aquém do que pleiteava, levando-me a elaborar outros planejamentos de carreira.
A ascensão vertiginosa e bem-sucedida como profissional de saúde
Já contava com a competência técnica e havia me organizado financeiramente e, assim, montei o meu primeiro negócio junto a dois sócios, o Ricardo Novack e o Nadim Farid, que é o dono da franqueadora. O Ricardo continua sendo referência em marketing no Brasil; possui o maior centro de gestão odontológica do mundo, com mais de cinco mil clientes.
À época, todo mundo disse que eu era louco, haja vista que precisei mudar de cidade, assumindo compromissos financeiros complexos. Todavia, acreditava demasiadamente em meu potencial, sabendo que daria certo.
Deixei tudo para trás e contei com as habilidades de um primo administrador de empresas para ajudar a alicerçar o negócio, em Limeira, no interior de São Paulo. Reitero como jamais pensei que havia optado por um caminho errado, pois sabia como a ousadia poderia prover frutos, caso seguisse progredindo.
A clínica ocupava um espaço de 600m², e demonstrou crescimento exponencial, tornando-se um modelo na cidade, com vastos ganhos financeiros, beirando os seis dígitos, algo surreal.
Alcançamos tais números facilmente e viramos referência, inclusive da própria franquia. Foi assim que comecei a jornada de empreendedorismo, de ser dono de empresa. Inaugurei a unidade de Limeira, em 2018. No ano seguinte, abri a de Atibaia (SP) e, posteriormente, foi a vez de Araras (SP) e Americana (SP).
A partir de então, desfrutei de uma ascensão técnica e profissional muito grande, além de ter aprimorado também as habilidades em gestão. Sabia que precisava lidar com pessoas e tocar o negócio, e com a convivência, isso foi se aperfeiçoando naturalmente. Pondero como nem sequer me deparei com contratempos severos nessa fase.
A vocação e diferenciais potentes garantem a jornada vitoriosa
Logo no primeiro mês, já nos diferenciamos e passamos a implementar campanhas trimestrais de captação de pacientes. Naquela época, a informação acerca do empreendedorismo do segmento era quase nula — bem diferente da realidade atual, muito mais desenvolvida em termos de estratégias de venda.
Compreendia a necessidade de contar com bons argumentos, tendo em vista expor o trabalho e conseguir receita, com amplo poder de observação. Contudo, não havia a autonomia para mudar determinadas coisas — caso o negócio fosse meu, faria tudo diferente, pois contava com ideias novas, com o ímpeto de implementar inovações.
Após um ano, vivenciei uma relevante curva de aprendizado, pois cometi alguns erros, algo natural na vida do empreendedor. Saliento como marcou uma fase na qual precisei parar um pouco para corrigir a rota.
Tudo transcorreu de forma totalmente intuitiva — simplesmente entrei com a cara e a coragem, confiante de que poderia fazer o negócio acontecer. Evidentemente, amparado pela disposição para trabalhar duro e pela perseverança, pois sabia que, tecnicamente, encontrava-me bem acima da média — é uma questão de vocação.
No projeto de Limeira, habituei-me a me expor em outdoors e mídias mais fortes, como televisão e rádio, sempre com bastante agressividade no plano de marketing. Investimos bastante nisso, eu parecia um artista andando por lá, com tamanha divulgação. Já havia essa cultura, com a proposta de marketing planejada pelo Ricardo Novack.
A decisão ousada de investir no concorrido mercado paulistano
Pensei em como todas as clínicas iriam refletir os resultados da minha, mas logo notei que eu era o diferencial para conseguir sucesso. Apesar de serem consultórios de alto-padrão, o conceito estava vinculado a quem tocava o negócio, e eu não estava à frente, por ser um sócio investidor.
Com a chegada da pandemia, imerso em uma enorme confusão, passei a amadurecer a ideia de regressar para São Paulo. A franqueadora não era muito a favor, pois trata-se de um mercado bastante acirrado, mas, mesmo assim, resolvi arriscar.
Resoluto, decidi vender a minha parte do negócio, e junto à minha esposa Beatriz Rodrigues Moreira Verrastro, segui por outro caminho ao abrir a Oral Unic na capital, sendo que ainda tenho participação da primeira clínica em Limeira, bastante eficiente até hoje.
Ao conversar com os meus então futuros sogros, assegurei o apoio necessário para alicerçar o negócio. Marcou como um período bastante arrojado, haja vista como a clínica conta com um espaço de 1200 m², ocupando seis andares, com o negócio totalmente integrado e imbuído por tecnologia de ponta. Desconheço alguém que tenha tamanha estrutura no Brasil.
Efetuamos a construção durante a pandemia, enquanto a clínica de Limeira prosseguia em alta, com ganhos robustos. Com tudo preparado, inauguramos o prédio na capital em 2021, colocando em prática o marketing planejado e fortalecendo relações já bem estabelecidas — o que resultou em uma ascensão franca e espetacular.
Ressalto que esta é a minha clínica própria, ainda em processo de chancela pela franqueadora. Desenvolvemo-nos com grande efetividade no mercado de São Paulo — o mais competitivo do país — conquistando resultados expressivos em sequência. Vale destacar que apenas cerca de 5% dos dentistas atingem uma margem de faturamento próxima à do meu empreendimento.
Marketing e planejamento são essenciais para alicerçar o negócio exitoso
O modelo de negócio no qual atuo cresceu muito, já não é mais novidade entrar em uma clínica equipada, com todo mundo uniformizado e padrões estabelecidos.
Com o aumento significativo no número de profissionais realizando reabilitações, passamos a priorizar o marketing, direcionando cases para as redes sociais e captando depoimentos de clientes — tudo com o objetivo de atrair a atenção dos pacientes e gerar engajamento
Inclusive, conto com uma produtora dentro da clínica, que capta tudo, edita e alimenta o Instagram constantemente. Enfim, existe um forte setor de marketing implementado para que as pessoas tenham acesso ao que é executado.
Definitivamente, as pessoas passam mais tempo com o celular na mão do que conversando entre si — e isso transformou as redes sociais em ferramentas de venda poderosas. É o marketing digital em ação, com um potencial quase inimaginável.
Além disso, contei com um insight robusto, ao começar a trabalhar a parte pessoal com afinco, em cima do meu nome, operando as redes sociais do jeito que queria. Dessa maneira, em somente um mês, passei a ter um retorno excepcional, além de transmitir mais segurança aos pacientes.
Evidentemente, hoje o negócio demanda ser um pouco mais caro em função de todos os benefícios dispostos. E, mesmo com um fluxo menor, sigo amealhando resultados vigorosos. Tudo se deve ao fato de contar com uma estrutura completa, especialmente com o foco na área de implantes, algo que não observo em outros profissionais.
O preço pode não ser o mais barato, mas transmito a confiança e entrego o melhor serviço disponível, que é o mais importante, principalmente por se tratar de saúde. Reitero como é imprescindível analisar a ação de se tratar como um investimento para a vida inteira.
A confiança ajuda no desenvolvimento e evita o medo do fracasso
Resolvi modificar o meu plano de carreira quando passei a estar infeliz onde trabalhava, sem perspectivas de crescimento. A minha ideia era ter um negócio pequeno, montar um consultório e lecionar. Jamais pensei que estruturaria uma rede no interior e, posteriormente, seria dono de uma clínica própria no mercado paulistano.
Por mais que se planeje, tem de estar preparado — considero como detenho a facilidade para me adaptar aos diversos contextos desde jovem. O meu amadurecimento profissional começou ao me formar, convivendo com várias pessoas, e ao me integrar a um grande negócio.
Tudo facilitou a jornada de compreender como os processos funcionavam. As pessoas que trabalham comigo seguem esse padrão, com ascensão rápida e mantendo o nível de desenvolvimento alto. Contudo, requer entender os cenários e vivenciar todas as etapas para perceber se faz sentido.
Contei com inúmeras inspirações e referências de empreendedores com negócios estabelecidos. Entendia a visão deles e acabei me tornando espelho para eles também — sempre foi algo inato da minha parte, em função da confiança.
Assevero como o medo pode paralisar e a insegurança impede o desenvolvimento. Sempre segui alguns dentistas que me encantavam pela forma como se posicionavam nas redes, pela filosofia deles, e pensava em como gerar um efeito semelhante junto ao meu público.
A maioria dos casos que recebemos é complexa e demanda cuidados específicos. Destaco, nesta área de atuação, que as conquistas se destacam principalmente pelos impactos gerados nas vidas das pessoas.
O primeiro documentário que lancei aborda a situação de uma paciente que não contava com o apoio de ninguém, e alicerçamos um acordo em troca da divulgação. A entrega foi bastante emocionante — além da reação positiva da paciente, houve também a repercussão, que considero como um divisor de águas.
A partir de então, demonstramos a nossa competência ao prover o engajamento com outros clientes. Tudo foi extremamente intenso, com enorme entrega dos envolvidos, e mudou a minha mentalidade em termos de estratégia de marketing.
Priorize sempre contemplar a saúde e o bem-estar dos indivíduos
O mercado odontológico é vasto, repleto de oportunidades e está em constante expansão. Além disso, a distância entre os profissionais e os pacientes diminuiu consideravelmente, tornando os tratamentos mais acessíveis — resultado da ampla disseminação de informações. A internet tem desempenhado um papel essencial nesse cenário, promovendo maior interação, aumento nas buscas e mais interesse por temas relacionados à saúde bucal.
Em contrapartida, existem muitas clínicas sem a devida capacidade técnica — eu mesmo me deparo com inúmeros casos que preciso refazer o trabalho. Quem tem a noção da parte técnica só tem a ganhar, porque há pacientes que estão em seu primeiro tratamento e outros com necessidade de readequações.
Pondero como o dentista precisa se lembrar da sua profissão, pois lida com a saúde — o profissional jamais deve se portar como um vendedor de dentes, um comerciante. Quem é caprichoso, com exímio conhecimento técnico, será bem-sucedido.
Vejo vários profissionais recém-formados que saem das universidades com o planejamento de marketing definido, mas desprovidos das competências inerentes à profissão. Indubitavelmente, isso pode acarretar em inúmeros problemas aos pacientes. A especialização e o aperfeiçoamento contínuo não são apenas diferenciais — são exigências fundamentais.
Destaco como possuo um lado humano muito empático. Me preocupo demasiadamente com a felicidade dos outros, gosto de acolher as pessoas, de prover satisfação e impactar — quero o bem de todos.
Por fim, reitero minha crença de que, quando colocamos fé e dedicação em algo, os resultados vêm. A odontologia mudou a minha vida e me deu tudo o que tenho hoje, por isso, sou muito grato. Considero fantástico poder contribuir para a transformação das pessoas.
“Tenha confiança em si próprio. Quando acreditamos no próprio potencial, não há limitação no mundo que nos impeça de alcançar o sucesso. Com dedicação, ousadia e planejamento, é possível ser excelente naquilo que se faz, especialmente quando se atua em sua área de preferência. Exige ir além da parte técnica; é imperativo saber lidar com gente, pois quem se relaciona bem tem melhores chances de crescer, sem o receio de ir adiante — o medo de errar atrasa a vida.”