A Ball Corporation, anuncia a conquista antecipada de sua meta ambiciosa de utilizar 100% de energia elétrica renovável em suas operações no Brasil. Esta realização ocorre seis anos antes do prazo global estabelecido para 2030, com meta intermediária de 75% até 2025, o que demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação. O país é o terceiro da América do Sul com presença da Ball a alcançar a meta, junto do Paraguai e Chile.
Com metas de sustentabilidade definidas para 2030 e 2050, a Ball foi a primeira empresa do setor de embalagens a adotar uma série de objetivos baseados na ciência aprovada pela Science Based Target Initiative. As metas incluem a transição para energias renováveis e a melhoria da eficiência energética nos processos de fabricação, com o objetivo de zerar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) antes de 2050. Nesse sentido, a empresa também tem avanços significativos, com um declínio de 42% nas emissões no Escopo 1 e 2, em comparação com a linha de base de 2017.
Em 2023, a Ball avançou significativamente em direção a essa meta ao implementar mudanças em suas instalações de embalagens para bebidas na América do Sul. A empresa otimizou o uso de ar comprimido em seus processos de fabricação, com a reposição de válvulas de escape para reduzir o consumo de ar comprimido em até 60%. Esta inovação não apenas aumentou a eficiência operacional, mas também evitou o consumo anual de eletricidade superior a 6.000 MWh, o que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
“Atingir nossa meta de energia renovável no Brasil seis anos antes do previsto para a meta global é um marco significativo em nossa jornada sustentável. Nós prezamos pela sustentabilidade desde a escolha de nossa matéria prima, o alumínio, que representa um material verdadeiramente circular”, disse Julia Pinto, Líder de Sustentabilidade e Public Affairs da Ball para América do Sul.
“Estamos trabalhando para alcançar nossas metas o quanto antes, pois, diante de um cenário de mudanças climáticas, não podemos nos dar ao luxo de esperar. A rede de energia elétrica brasileira já se destaca no cenário global, contando com 85% de geração a partir de fontes renováveis. Porém, isso não é suficiente perante o nosso compromisso de limitar o aquecimento global a 1.5ºC com relação aos níveis pré-industriais e chegar as emissões líquidas zero antes de 2050. Por isso, decidimos pela estratégia de comprar energia elétrica renovável com certificados I-REC, cobrindo 100% de nosso consumo de energia elétrica no Brasil”, completa Julia.
Além disso, por meio de uma abordagem abrangente de Análise do Ciclo de Vida, a Ball demonstrou que a transição para eletricidade 100% renovável pode reduzir a pegada de carbono das latas de alumínio para bebidas em até 18%. Este compromisso com a energia renovável, a sustentabilidade e a circularidade é parte integrante da estratégia da Ball, que visa impulsionar o uso eficiente dos recursos em todas as operações – e entregar na mão do consumidor um produto cada vez mais sustentável.
Emissões na cadeia de valor
Aproximadamente 93% das emissões de GEE associadas aos seus produtos vêm de sua cadeia de valor e a Ball está comprometida em colaborar com parceiros ao longo da cadeia de suprimentos para mitigar esse impacto. Nesse sentido, a empresa está empenhada em sensibilizar stakeholders quanto à importância do tema.
Em exemplos práticos, a Ball obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative, ou Iniciativa para Gestão Responsável do Alumínio, em tradução livre) em todas as suas unidades de operação sul-americanas. Oprincipal progresso que a obtenção da Certificação representa em relação às metas sustentáveis traçadas pela empresa para 2030 é a compra de metal proveniente de fontes responsáveis e sustentáveis para a produção de latas. Todos os fornecedores da Ball já são membros ASI e caminham para a obtenção da certificação nos próximos anos. O trabalho conjunto com fornecedores e clientes já deu resultados práticos – em 2023, a Cervejaria Masterpiece, empreendimento carioca, junto com a Ball, lançou a primeira lata do mundo com o logo ASI. Com isso, todas as latas de bebida da cervejaria são certificadas e os consumidores da Masterpiece já podem usufruir de um produto em que a embalagem segue padrões rígidos de ESG em toda a cadeia.