Bares e restaurantes sentem impacto da crise do metanol e registram queda nas vendas

O setor de bares e restaurantes do Brasil registrou uma queda nas vendas de 4,9% em setembro, em comparação com o mês anterior, de acordo com o Índice Abrasel-Stone, relatório mensal divulgado pela Stone em parceria com a Abrasel. A retração também foi notável no comparativo anual, com as vendas encolhendo 3,9% frente a setembro do ano passado, interrompendo uma sequência de três meses de estabilidade.

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o resultado negativo foi multifatorial. Ele aponta que, naturalmente, setembro já começou em um ritmo mais lento após agosto, mês impulsionado pelas vendas do Dia dos Pais. No entanto, Solmucci destaca que o alto índice de inflação, que restringe o poder de compra da população, e o impacto dos casos de intoxicação por metanol, que gerou pânico e provocou uma queda na movimentação dos estabelecimentos, foram fatores cruciais para a retração.

O economista e pesquisador da Stone, Guilherme Freitas, corrobora que o resultado reflete um ambiente “mais desafiador” para o setor de alimentação fora do lar. Segundo ele, apesar de o mercado de trabalho manter uma baixa taxa de desemprego, o ritmo de criação de vagas formais perdeu força, e o endividamento das famílias permanece elevado. “Esse quadro limita a renda disponível para consumo e afeta especialmente itens não essenciais, como refeições e bebidas fora de casa”, analisa Freitas.

Outro ponto levantado pelo economista é a inflação específica do setor, que continua pressionada e encarecendo o tíquete médio. Por fim, Freitas confirma que a recente crise do metanol adicionou um “fator pontual de incerteza”, contribuindo para a retração observada em setembro.

O declínio nas vendas foi generalizado, atingindo a maioria das unidades federativas. Dos 24 estados contemplados pelo levantamento, apenas dois apresentaram crescimento nas vendas do setor na comparação anual: Maranhão (2,6%) e Mato Grosso do Sul (1%). As maiores quedas foram registradas em Roraima (11,5%), Pará (9,9%), Rio de Janeiro e Santa Catarina (7,6%). O estado de São Paulo, o maior mercado do país, teve uma queda de 2,7%.

O Índice Abrasel-Stone é uma parceria entre a Stone e a Abrasel que acompanha a variação das vendas com base nas transações financeiras capturadas em 24 estados, buscando oferecer dados atualizados para apoiar bares, restaurantes e estabelecimentos do segmento na definição de estratégias e tomada de decisão.

Sair da versão mobile