Bateria de carros elétricos pode ter mais de 300kg de minerais 

Um modelo EV pode conter até 300 kg de minerais como lítio, cobalto, níquel, manganês, grafite, alumínio, cobre e ferro

Imagem: freepik

A chegada dos veículos elétricos (EVs) e híbridos no mercado destacou a importância dos minerais críticos e estratégicos para a fabricação das baterias. Um modelo EV pode conter até 300 kg de minerais como lítio, cobalto, níquel, manganês, grafite, alumínio, cobre e ferro, uma quantidade significativamente maior do que os cerca de 50 kg de minerais utilizados em carros convencionais. Essa diferença reflete a evolução tecnológica e as demandas energéticas dos veículos movidos a combustíveis limpos.

Um exemplo notável da destinação desses minerais diz respeito ao uso do cobre, que pode variar de 60 kg a 70 kg em um carro elétrico, um aumento considerável em comparação aos 10 kg usados em veículos convencionais. O lítio, embora presente em menor quantidade (cerca de 8 kg em uma bateria de 300 kg), é essencial devido à sua leveza e alta capacidade energética.

Dentro dessa temática, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) desenvolveu, em parceria com a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma tecnologia promissora que introduz óxido de nióbio nas baterias de lítio. Com isso, é possível ter um carregamento ultrarrápido dessas baterias, além de maior segurança, estabilidade, vida útil (que pode ser três vezes maior) e uma condutividade térmica maior que diminui o aquecimento.
 

Veja o papel dos demais minerais mencionados no funcionamento das baterias:

Atuação pelo desenvolvimento sustentável 

Instalada no Congresso Nacional em 2023, a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) tem entre as suas missões trabalhar para melhorar o ambiente de negócios da mineração brasileira. Nesse sentido, recentemente, o colegiado apresentou o Projeto de Lei 2780/2024, que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). A proposta visa garantir que o Brasil realize o aproveitamento de seus minerais críticos e estratégicos de forma sustentável, visando a segurança alimentar, a segurança nacional, o desenvolvimento da indústria nacional e a transição energética global.

O Brasil se encontra em uma posição de destaque em relação aos minerais críticos e estratégicos, pois possui reservas de todos os minerais necessários para as tecnologias de produção de energias limpas, por exemplos estes que são utilizados para produção de baterias:

Além disso, outros minerais como terras raras e nióbio também podem ser utilizados em componentes eletrônicos e motores elétricos, destacando a complexidade e a diversidade dos materiais necessários para a fabricação de veículos elétricos.

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