A exigência de visto para turistas do Canadá, Austrália e Estados Unidos (EUA) entrar no Brasil foi postergada para 10 de janeiro, com a prorrogação do prazo inicial de 1º de outubro de 2023. Turistas dessas nações, que cheguem até 9 de janeiro, permanecem isentos da obrigação do visto, de acordo com a data de chegada ao solo brasileiro.
O Ministério do Turismo explicou que a extensão do prazo ocorreu devido a ajustes no processo licitatório para a contratação da empresa responsável pelos serviços de vistos eletrônicos. A publicação de um novo decreto está prevista assim que a tramitação do processo for concluída.
Essa medida, que já estava em vigor para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, teve sua prorrogação originada de um acordo bilateral entre Brasil e Japão, estabelecendo isenção mútua de visto para estadas de curta duração, limitadas a até 90 dias. O governo brasileiro manifestou interesse em negociar acordos de isenção de vistos com base nos princípios da reciprocidade e igualdade entre os Estados.
Imagem: Divulgação/ Abracomex