A Shopee, plataforma de e-commerce, acaba de atingir um marco expressivo: mais de 1 bilhão de produtos vendidos por empreendedores brasileiros de janeiro a outubro de 2024. A plataforma conta com mais de 3 milhões de lojistas nacionais registrados – responsáveis por 90% das transações da plataforma.
“Esse resultado demonstra o potencial do nosso país e como a Shopee tem contribuído com o desenvolvimento do ecossistema de comércio eletrônico do Brasil, ao ajudar que vendedores locais alcancem consumidores de todas as regiões, independente de sua localização.”, afirma Felipe Lima, head de Desenvolvimento de Negócios da Shopee.
De acordo com os entrevistados de uma pesquisa realizada in-app* para entender o impacto da plataforma em seus negócios, 1 em cada 3 vendedores locais encontrou no marketplace sua primeira oportunidade para vender online e 40% deles expandiu a sua operação após começar a vender na Shopee.
Além de promover o crescimento de vendedores locais por meio das campanhas mensais e das ferramentas para impulsionar vendas como o Shopee Ads, por exemplo, a Shopee também investe na capacitação e desenvolvimento dos pequenos empreendedores brasileiros com iniciativas como o Centro de Educação ao Vendedor, que já treinou mais de 500 mil empreendedores. “Nosso objetivo é continuar fortalecendo o ecossistema de e-commerce local, oferecendo oportunidades para que mais brasileiros possam alcançar sucesso no mundo digital”, complementa Lima.
Recentemente, o marketplace anunciou uma parceria com o Sebrae-SP em que vão realizar cursos on-line para quem quer vender via e-commerce ou para alavancar negócios no geral. Além do acesso gratuito a uma jornada de aprendizagem para vendas em canais digitais, o projeto prevê oficinas e mentorias especializados. A ideia é que as empresas tenham um espaço diferenciado dentro da plataforma, aumentando a visibilidade de seus produtos.
Além disso, a Shopee em parceria com o Governo do Paraná, lançou uma página exclusiva na plataforma para dar visibilidade aos produtos de mais de 20 produtores locais do estado. A iniciativa é parte do Programa de Incubação Shopee VRS, em que os pequenos empreendedores que não possuíam vendas pela internet passaram por uma capacitação para oferecer seus produtos online. O projeto incentiva o desenvolvimento econômico sustentável de diferentes regiões paranaenses, sem deixar de lado processos tradicionais e históricos de produção.
Conectando vendedores e consumidores de norte a sul do país
Para apoiar esse crescimento e agilizar ainda mais as entregas, a plataforma possui 12 centros de distribuição, 11 deles no modelo cross docking, em que as mercadorias coletadas via parceiros logísticos são reorganizadas e direcionadas aos hubs de última milha para serem entregues ao consumidor final. Além de uma unidade Fulfillment, em que os produtos de vendedores brasileiros selecionados ficam armazenados no espaço e a Shopee fica responsável pela preparação dos pacotes e gestão do envio após a venda no app. Além disso, já são mais de 150 hubs logísticos e mais de 2 mil Agências Shopee espalhados pelo país.
*A pesquisa foi conduzida pelo app da Shopee e direcionada a vendedores brasileiros com vendas nos últimos 12 meses (entre maio de 2023 a abril de 2024). Para garantir a representatividade nos resultados, o método utilizado foi o balanceamento da base amostral e a extrapolação dos dados obtidos.