Segundo a 6ª edição da “Pesquisa Global de Viagens de Negócios”, da SAP Concur, os viajantes de negócios brasileiros estão cada vez mais abertos ao uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) para facilitar processos de viagens, desde que sejam implementadas corretamente.
A pesquisa destaca que a maioria dos viajantes de negócios no Brasil (94%) utiliza ferramentas fornecidas pelas empresas para reserva de viagens, e 71% preferem receber recomendações de inteligência artificial para simplificar o processo de reserva, ao invés de pesquisar todas as opções disponíveis por conta própria, destacando um desejo crescente por soluções tecnológicas que otimizem a experiência de viagem. Dentre eles, 14% optariam por uma lista curada por IA, adaptada às suas preferências e necessidades.
Os resultados mostram que quase todos os viajantes (96%) estão dispostos a utilizar automações impulsionadas por IA para suportar a experiência de reserva. Isso inclui suporte para vistos e documentação (53%, comparado a 37% globalmente), orientações sobre bem-estar e segurança (52%, comparado a 37% globalmente) e opções de viagem sustentáveis (43%). Além disso, há interesse em automações para finalidades práticas, como recomendações para cancelamento ou reembolso (50%, comparado a 34% globalmente) e para captura e relatório de despesas (36%).
No entanto, 85% dos viajantes ainda não se sentem totalmente confortáveis com essas opções. Muitos buscam garantias adicionais para superar preocupações com a tecnologia, como proteção de dados pessoais (59%, comparado a 48% globalmente) e a ausência de viés nas ferramentas (29%). Adicionalmente, 17% desejam uma confirmação das empresas de que não enfrentarão consequências caso as reservas sugeridas pela IA não estejam em conformidade com a política da empresa, especialmente considerando que 72% notaram um aumento nas aprovações pré-viagem neste ano.
“O estudo revela uma perspectiva muito clara sobre as prioridades e preocupações dos viajantes de negócios brasileiros. É evidente que, enquanto há um entusiasmo crescente pela adoção de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, a segurança e a flexibilidade ainda permanecem como prioridades indiscutíveis”, afirma Denis Tassitano, vice-presidente de SAP Concur América Latina e Caribe.
Segurança e Flexibilidade em Primeiro Lugar
A segurança é uma prioridade para os viajantes brasileiros. Eles estão dispostos a recusar viagens por preocupações relacionadas à segurança do destino (57%, comparado a 44% globalmente), ao modo de transporte exigido (26%) ou por questões políticas e sociais do destino (21%). Essa disposição demonstra uma forte preocupação com o bem-estar pessoal, mesmo quando isso implica em não viajar.
“É fundamental encontrar um ponto de equilíbrio entre a redução de custos e a provisão de uma experiência de viagem segura e eficaz para os funcionários”, complementa Denis.
Além disso, muitos viajantes percebem que suas necessidades de flexibilidade estão sendo comprometidas em favor da redução de custos de viagem. 37% acreditam que a flexibilidade dos funcionários está sendo sacrificada para cortar despesas. Uma grande maioria (90%) notou cortes nas opções de flexibilidade nos últimos 12 meses, incluindo a redução do pagamento por voos diretos (37%), a necessidade de evitar viagens longas com pernoite (34%), e viagens para fins não relacionados a clientes (28%). 25% também notaram cortes no uso de táxis ou serviços de transporte compartilhado, sendo orientados a usar transporte público.
A pesquisa completa com os dados do Brasil pode ser acessada aqui.