BTG Pactual tem alta de 15% no lucro do 4º trimestre

As receitas totais para o período atingiram recorde para o banco

O BTG Pactual registrou um lucro líquido de 3,28 bilhões de reais no quarto trimestre, representando um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo aumento das receitas, mesmo diante de um cenário econômico desafiador.

As receitas totais do período atingiram um recorde de 6,73 bilhões de reais, marcando um avanço de 19% na comparação anual, conforme balanço divulgado pelo banco nesta manhã.

No quarto trimestre, as receitas cresceram em todas as cinco principais áreas de negócios do BTG Pactual, com destaque para os empréstimos corporativos, que registraram um aumento de 35%. A unidade de “sales and trading” também apresentou expansão, com alta de 10% em relação ao ano anterior.

O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE), indicador de lucratividade do banco, recuperou 0,4 ponto percentual no trimestre, atingindo 23%. No entanto, no acumulado do ano, o ROAE foi de 23,1%, em linha com a projeção do banco de superar os 22,7% registrados em 2023.

“Nossa capacidade de expandir os retornos nesse cenário desafiador demonstra nosso modelo de negócios diversificado”, disse o banco no balanço, citando uma “deterioração do ambiente macroeconômico ao longo do ano”.

Sair da versão mobile