Burger King e KFC sofrem quedas consideráveis nas vendas

Tendência de comer em casa provoca queda nos gastos com fast-food

A Restaurant Brands, controladora do Burger King, e a Yum Brands, proprietária do KFC, não atingiram as expectativas do mercado para os resultados trimestrais divulgados na terça-feira. O resultado negativo vem da pressão pela demanda instável nos Estados Unidos e no exterior, especialmente entre clientes com orçamento mais restrito.

O aumento dos preços de fast-food no ano passado fez com que muitos consumidores passassem a cozinhar refeições mais econômicas em casa, reduzindo o movimento no setor de restaurantes. Em resposta, redes de serviço rápido (QSR) intensificaram as promoções para atrair clientes em busca de opções mais acessíveis. Desde junho deste ano, Burger King, McDonald’s, KFC e Wendy’s lançaram combos no valor de US$ 5 para reconquistar consumidores de baixa renda.

As vendas do Burger King nos EUA caíram 0,4% no trimestre encerrado em 30 de setembro, em comparação com um aumento de 6,6% no ano passado. As vendas nas mesmas lojas da KFC nos EUA caíram 5% no mesmo período, marcando o terceiro trimestre consecutivo de declínio neste ano.

Na semana passada, o McDonald’s reportou uma queda nas vendas comparáveis globais maior que o esperado e indicou sinais de fraqueza em mercados internacionais, como França, Reino Unido e Oriente Médio. A Yum Brands, proprietária da Pizza Hut e da Taco Bell, registrou uma redução de 2% nas vendas nas mesmas lojas globalmente.

Já a Restaurant Brands, controladora do Popeyes, reportou um crescimento de apenas 1,8% nas vendas comparáveis em seu segmento internacional, um desempenho bem inferior aos 7,7% alcançados no mesmo período do ano passado.

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