Burnout: Entenda o que é e como prevenir

Esgotamento no trabalho pode levar a sérios problemas

A Síndrome de Burnout é uma combinação de fatores que levam a fadiga extrema no trabalho. O distúrbio emocional ganhou atenção nos últimos anos, por conta da leva de colaboradores diagnosticados em diversas empresas – de acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), o problema afeta cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros.

A Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é considerada como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico relacionados ao trabalho, seja pelo excesso de atividades ou o ambiente, que nesse caso, demanda intensa competitividade do colaborador.

Conheça os principais sinais de burnout:

A Síndrome de Burnout pode ser prevenida através de estratégias que diminuam o nível de estresse no trabalho. O próprio profissional pode adotar medidas para tornar a pressão mais flexível para que não se torne uma futura complicação. O Hospital do Coração (Hcor) elencou algumas maneiras de combater o desgaste emocional:

Para um diagnóstico, o profissional deve buscar atendimento com um médico psiquiatra ou psicólogo. O distúrbio possui tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Por ser relacionada à fadiga, a Síndrome de Burnout não é reconhecida de forma clara pelo paciente, portanto, se atentar aos sintomas é o primeiro passo do tratamento. Amigos, familiares e colegas de trabalho podem ajudar a identificar a complicação

Sair da versão mobile