Levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE) mostra que, em 2024, jovens de 18 a 29 anos realizaram 4.435.527 buscas por vagas de emprego na plataforma, evidenciando o crescente interesse dessa faixa etária pelo mercado de trabalho. São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina lideram o ranking de estados com maior volume de pesquisas.
Segundo o Censo 2022 do IBGE, o Brasil tem 45,3 milhões de jovens entre 15 e 29 anos. Também em 2024, 1.058.017 jovens cadastraram seus currículos na plataforma. Os estados com maior número de cadastros foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Bahia.
“Os jovens estão buscando, cada vez mais, se desenvolver para se destacar no mercado de trabalho. Esse público se adapta facilmente à tecnologia e possui um enorme potencial criativo”, destaca José Tortato, COO do BNE.
De acordo com o executivo do Banco Nacional de Empregos (BNE), os jovens que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho devem estar em constante atualização para se destacar. Entre as principais recomendações do especialista, está o investimento em formação acadêmica, por meio de cursos livres e certificados que fortalecem o currículo. A Universidade do Emprego (UEMP), por exemplo, disponibiliza mais de 150 cursos online, alguns gratuitos e com certificado de participação.
Outro ponto essencial é o desenvolvimento de soft skills — como flexibilidade, boa comunicação, resiliência e trabalho em equipe —, características cada vez mais valorizadas pelas empresas. Além disso, acompanhar as mudanças e tendências do mercado é fundamental para manter a competitividade profissional.
Por fim, o especialista destaca a importância de caprichar no currículo. Mesmo sem experiência profissional, é possível evidenciar qualificações acadêmicas e habilidades comportamentais que estejam alinhadas com a cultura e os objetivos das empresas.