As mudas de árvores nativas com ocorrência na Mata Atlântica, como aroeira, cajueiro e matatauba, começaram a ser plantadas numa área que fica perto da fábrica que a BYD está construindo em Camaçari, na Bahia. Já foram plantadas mais de 7.000 mudas, com previsão de plantio de mais 3.000 novas mudas até o final de maio.
O terreno onde está sendo feito o plantio tem quase 35 hectares, o equivalente a cerca de 50 campos de futebol, e pertence à BYD. A iniciativa atende às premissas do licenciamento ambiental para a implantação da fábrica, que será a maior da BYD fora da China, e busca compensar os eventuais impactos de sua instalação.
As atividades de revegetação vão durar cerca de dois anos e abrangem, além do plantio, as atividades de correção do solo, adubação, monitoramento e manutenção da área.
O trabalho está sendo realizado pela equipe da BYD e conta com o apoio de uma empresa especializada em projetos de recuperação ambiental. “Plantar árvores e recuperar a vegetação são medidas importantes para proteger o meio ambiente. Elas ajudam a trazer de volta processos naturais essenciais em áreas já modificadas pelo ser humano e, com isso, fortalecem a capacidade da natureza de se regenerar no longo prazo”, comenta Jefferson França, analista ambiental da BYD Auto do Brasil.